dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária    
Embrapa e Imea finalizam primeiras análises de viabilidade de ILPF
Além de auxiliar um projeto de ILPF com a gestão bem alinhada, um dos grandes benefícios do trabalho é subsidiar políticas públicas relacionadas à agricultura de baixo carbono
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
11/04/2016

A equipe formada por pesquisadores e analistas da Embrapa Agrossilvipastoril, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com apoio de professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), finalizou as primeiras análises de viabilidade de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O trabalho conjunto, que está em seu terceiro ano, busca fornecer aos produtores uma ferramenta em que possam simular o desempenho de sistemas integrados.

Até o momento foram finalizadas as análise de quatro Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) durante um ciclo em sete anos. Em todos os casos em que foi possível comparar os resultados com uma das fazendas modais com sistemas exclusivos de sucessão soja/milho, os sistemas integrados foram mais rentáveis. Nessa análise entraram tanto fazendas com sistema lavoura-pecuária, como áreas com lavoura-pecuária-floresta.

Para se chegar a esse resultado, a equipe do projeto levantou informações sobre os custos de cada atividade desenvolvida ao longo de sete anos em quatro propriedades nos municípios mato-grossenses de Barra do Garças, Nova Canaã do Norte, Santa Carmem e Querência. Com base nos coeficientes de desempenho de cada atividade, nos custos, no investimento inicial e na receita foi possível chegar à análise de viabilidade.

De acordo com o pesquisador da área de economia Júlio César dos Reis, este mesmo trabalho continua sendo feito para se chegar à análise de viabilidade de outras cinco URTEs em diferentes regiões do estado e com diferentes estratégias de ILPF. Com isso, serão geradas mais informações para um banco de dados sobre as atividades desenvolvidas nestes sistemas, para subsidiar a criação de uma ferramenta que possa ser usada pelo produtor.

"Nossa meta é até o fim deste ano disponibilizar uma ferramenta para análise de viabilidade econômica de sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). Nela o produtor poderá colocar os dados dele e ver a viabilidade econômica da configuração de sistema integrado que pretende adotar. Isso poderá ajudá-lo na tomada de decisões", explica o pesquisador da Embrapa, que diz ainda ser necessário mais tempo de pesquisa para a finalização de um modelo para sistemas integrados com o componente florestal.

A ideia é que novas informações sejam coletadas continuamente por meio da parceria com o Imea, de modo a ampliar a base de dados, com mais coeficientes técnicos de ILPF. Esse processo é importante devido ao fato de não existirem coeficientes definidos para esses sistemas como já existe para lavoura ou pecuária. São considerados coeficientes técnicos a quantidade de mão-de-obra necessária para fazer determinada operação, o tempo e consumo de uma máquina para uma atividade, a quantidade de vezes que uma operação como a poda de árvores, por exemplo, é realizada, entre outros.

O levantamento constante de informações ainda visa manter atualizado o banco de dados, uma vez que as variações de mercado podem impactar diretamente na viabilidade econômica de um determinado sistema produtivo.

O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, ressalta que além de auxiliar o produtor a iniciar um projeto de ILPF com a gestão bem alinhada, um dos grandes benefícios deste trabalho é o subsídio às políticas públicas relacionadas à agricultura de baixo carbono.

"Esses dados irão subsidiar aplicação de recursos púbicos como os do Programa ABC, que oferece crédito para tecnologias sustentáveis, como a ILPF. Eles irão subsidiar bancos e projetistas para que vejam o que é viável, o que não é viável", ressalta Daniel Latorraca.

Metodologia
Para se chegar a esta análise de viabilidade, a equipe do projeto adotou uma nova metodologia de organização dos custos baseada no sistema ABC (do inglês, Custo Baseado em Atividades).

O pesquisador da Embrapa Júlio César dos Reis explica que a vantagem em relação aos demais métodos utilizados é que esse permite a identificação dos custos de produção associados a cada atividade realizada, como plantio, aplicação de fungicida, aplicação de inseticida, dessecação, colheita, poda de árvores, vacinação de animais, etc. Isso é diferente da metodologia de custeio por absorção, a mais utilizada na avaliação econômica de sistemas produtivos. No método anterior, são computados os custos globais de cada insumo. Assim, não é possível saber, por exemplo, quanto de mão de obra foi dispendida no plantio.

A partir da definição dessa metodologia, foram coletados os dados nas URTEs para se chegar à análise de viabilidade.

Além disso, ao extrapolar esses dados, é possível criar coeficientes que podem ser utilizados para outras propriedades.

Além da continuidade da coleta de dados em Mato Grosso, outro projeto liderado pela Embrapa Agrossilvipastoril e com participação de 17 Unidades da Embrapa começará a levantar os custos em diferentes regiões do país. O objetivo é ampliar a base de dados, de forma a se chegar a uma ferramenta que abranja todo o país.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sistemas Agrícolas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada