dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Equipamento para produção de brotos de soja
Tecnobroto permite produzir brotos, de forma automatizada e sem produtos químicos, utilizando um equipamento para controle de temperatura da água e tempo de irrigação
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
13/04/2016
 
Um equipamento desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Soja (PR) gera mais uma alternativa de renda para pequenos produtores rurais. O Tecnobroto facilita a produção de brotos de soja, o que incentiva a criação de um novo nicho de mercado. Marcelo Álvares de Oliveira, um dos pesquisadores da Embrapa que desenvolveu a tecnologia, diz que a produção do broto de soja leva entre três e sete dias e pode ser feita em qualquer época do ano sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. "Para cada quilo de semente de soja, produzimos cerca de 2,5 kg de brotos", explica.
 
A tecnologia foi lançada no dia 11 de abril pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). O equipamento permite produzir brotos, de forma automatizada e sem produtos químicos, utilizando um equipamento para controle de temperatura da água e tempo de irrigação. "O Tecnobroto é de baixo custo e pode ser desenvolvido em comunidades, associações de produtores e agricultores familiares", explica Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja.
 
A Embrapa está disponibilizando gratuitamente a tecnologia para montagem do Tecnobroto. O custo da montagem do equipamento é de aproximadamente três mil reais. Para construir o equipamento, são necessários os componentes acessíveis: caixas d'água de capacidade de 100 litros; bombas de drenagem de água, mangueiras de PVC, bicos de aspersão, bomba de PVC para funcionar como depósito de água, "timers" para controle de frequência e tempo de irrigação, materiais elétricos, materiais hidráulicos, peneiras, sistema controlador de temperatura da água e boia para controle do nível da água no reservatório.
 
A Embrapa Soja preparou um hotsite para facilitar o acesso às informações daqueles que têm interesse em conhecer e montar o Tecnobroto. "Elaboramos documento impresso e produzimos vídeos sobre os equipamentos necessários (veja abaixo) e também detalhes de como produzir os brotos de soja", diz Álvares de Oliveira.
 
Brotos na alimentação
O feijão-mungo é a espécie mais utilizada para produzir broto de feijão (moyashi). Os brotos são apreciados na culinária por seu paladar agradável e alto valor nutritivo, e a soja é rica em proteínas capazes de incrementar a dieta do brasileiro. A exemplo do broto de feijão, a produção de brotos de soja é mais eficiente com sementes pequenas. A BRS 216, cultivar de soja da Embrapa, apresenta características adequadas para produção de brotos, pois suas sementes são pequenas e possuem peso de 100 sementes igual a 10,4 g. "Os grãos da BRS 216 têm ainda tegumentos e hilo amarelos, que são aspectos importantes no processamento de alimentos para melhorar a coloração no produto final. A BRS 216 também apresenta altos teores de óleo ao redor de 17% e de proteína próximo a 43%", explica Álvares de Oliveira.
 
Para o pesquisador, além de paladar agradável, os brotos de soja têm alto valor nutritivo, devido principalmente ao alto teor de proteína. Como a vida de prateleira dos brotos de soja, mesmo em geladeira, é de dois a três dias, o pesquisador recomenda que o excedente seja utilizado para produção de conserva.
 
A Embrapa está cadastrando produtores de alimentos minimamente processados interessados em usar a tecnologia, o contato pode ser feito pelo e-mail soja.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (43) 3371-6068.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
ALTAIR BIAZUSSI
15/10/2023 - 14:22
Eu ganhei algumas sementes da BRS 216 e no meu primeiro teste não foi bem.Com 4 dias tive que jogar fora pois poucas sementes haviam germinadas e um baixo vigor. Irrigaçao a cada 6 h. Agora estou testando com menos sementes e tambem no substrato. Zap 67996564100

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada