dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal  
Vacinação contra aftosa exige atenção do produtor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Dalizia Aguiar, Embrapa Gado de Corte
06/05/2016
 
Mato Grosso do Sul abre oficialmente o período de vacinação contra a febre aftosa na etapa maio, com a meta de imunizar 20,8 milhões de bovinos, segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A enfermidade é infecciosa e altamente contagiosa, sendo causada por um vírus do gênero Aphtovirus pertencente à família Picornaviridae, que durante surtos a taxa de morbidade pode chegar a 100% em animais suscetíveis. Por sua vez, a taxa de mortalidade é geralmente baixa, cerca de 2% dos animais adultos e 20% dos jovens.
 
Desta forma, o Brasil com o maior rebanho comercial do mundo, estimado em aproximadamente 210 milhões de cabeças de gado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem as medidas de vigilância e controle da febre aftosa como fundamentais, pois qualquer barreira sanitária imposta pelos países importadores pode decretar o embargo de produtos de origem animal. "Em um Estado como Mato Grosso do Sul, por exemplo, onde a economia é baseada na agropecuária, se um único produtor não fizer a lição de casa, a economia do Estado está em risco", alerta a pesquisadora Vanessa Felipe da Embrapa.
 
A virologista pontua os cuidados necessários nesta etapa de vacinação, a começar pela aquisição do produto em revendedores idôneos e doses dentro do prazo de validade. A seguir, o armazenamento. "A conservação das vacinas é um ponto crítico em todo o processo", frisa. As doses devem permanecer em ambiente refrigerado, entre + 4 e + 8 graus, desde o estabelecimento onde foi adquirida até o local de aplicação, o mangueiro.
 
Outro detalhe é o local de vacinar. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), recomenda, conforme a médica-veterinária, que seja na região da tábua do pescoço, subcutânea (embaixo da pele) ou intramuscular e "embora seja um procedimento usual e corrente, ainda gera dúvidas. Todo cuidado é pouco". A limpeza do local e dos equipamentos também é crucial. Seringas e agulhas sempre desinfectadas, nada de material enferrujado e "somente animais sadios são vacinados. Bovinos doentes e debilitados não respondem adequadamente à imunização", ressalta. São procedimentos que corroboram com o alcance dos níveis desejados de proteção.
 
Há 11 anos, ininterruptos, a cobertura vacinal em MS é superior a 95% e para o médico-veterinário, Cleber Soares, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), o envolvimento de entidades federais e estaduais, públicas e privadas, fortalecem tais índices e garantem o risco mínimo de eventuais surtos. "A mobilização dos atores da cadeia produtiva da pecuária de corte bovina, tanto de leite quanto de carne, dá respaldo técnico e institucional às campanhas anuais de vacinação", afirma.
 
Por sua natureza, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa, subsidia tecnicamente o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e para Cleber Soares o maior desafio da pesquisa é avançar e aprimorar os modelos e métodos de diagnósticos existentes, assegurando maiores níveis de precisão, praticidade e velocidade. Especialista em sanidade animal, ele enfatiza a eficiência e a eficácia dos meios atuais, entretanto, observa que há novas variações de diferentes tipos virais, inclusive com características regionais, o que exige o acompanhamento e a evolução das pesquisas.
 
A equipe de pesquisadores em sanidade da Embrapa em Campo Grande, integrada por Vanessa Felipe, Cleber Soares e outros cientistas, conduz estudos utilizando proteínas sintéticas do organismo para uso em diagnóstico. Os resultados não serão imediatos, manipular o vírus requer tempo e infraestrutura com alta segurança biológica. Sendo assim, prevenir, corretamente, é o caminho mais seguro, por enquanto.
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada