dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
Anemia infecciosa equina e mormo preocupam veterinários e criadores em MS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nicoli Dichoff, Embrapa Pantanal
17/05/2016

 

Uma capacitação realizada de 16 a 19 de maio para veterinários de Mato Grosso do Sul irá abordar as características de duas doenças que podem tirar o sono de muitos produtores rurais: o mormo e a anemia infecciosa equina (AIE). A primeira Capacitação de Médicos Veterinários do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE) no estado reúne cerca de 200 profissionais em Campo Grande para repassar informações que ajudarão a prevenir e diagnosticar essas enfermidades.
 
"Aqui nós temos profissionais do serviço oficial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Temos também colegas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), do serviço oficial do Paraguai (Servicio nacional de Calidad y Salud Animal - Senacsa) e também profissionais da iniciativa privada. Qualquer programa sanitário não pode ser executado sozinho. A gente precisa dessa parceria, da participação do setor privado", afirma o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.
 
De acordo com Luciano, a anemia infecciosa equina afeta o Pantanal e o Planalto de maneiras diferentes em Mato Grosso do Sul. "A AIE tem alta prevalência no Pantanal e, por esse motivo, não é obrigatório o sacrifício dos animais infectados na região - as ações se baseiam no diagnóstico e na separação da tropa infectada. Já no Planalto, como a prevalência é baixa, a principal medida é o diagnóstico, principalmente em locais de aglomeração de animais. Quando é detectada a doença, é necessário fazer o sacrifício desse animal", diz.
 
Em relação ao mormo, Luciano afirma que a enfermidade foi registrada em MS somente no ano passado. "O que temos observado é que a incidência da doença está baixa. Por esse motivo, embora seja uma enfermidade que tenha gerado muita polêmica em relação ao diagnóstico e às medidas de controle, é importante que se adote a medida de eliminação das fontes de infecção. A gente realiza a eutanásia dos animais contaminados para evitar que a doença se dissemine no estado".
 
Para o diretor presidente da Iagro, a educação sanitária e a prevenção são algumas das principais medidas para evitar perdas. Saiba mais sobre essas doenças e como preveni-las:
 
Anemia infecciosa equina
A AIE é uma doença viral incurável que ataca os equídeos (cavalos, burros, mulas e jumentos), mas não tem incidência sobre os humanos. Entretanto, a ação humana tem uma grande importância na contaminação dos animais: de acordo com a pesquisadora Márcia Furlan, da Embrapa Pantanal, o manejo sanitário inadequado é a principal via de transmissão da enfermidade, que acontece pelo contato com o sangue infectado.
 
Esse sangue pode estar presente nas tralhas, freios, bridões e esporas dos cavalos, por exemplo, e é preciso apenas uma pequena quantidade de sangue para infectar animais sadios. Por isso, a pesquisadora recomenda a higienização frequente desses materiais com água e sabão, deixando-os secar no sol quente (especialmente se forem usados em mais de um animal). Outro aspecto fundamental é o uso de agulhas e seringas descartáveis. "Um kit descartável com agulha e seringa custa em torno de 30 centavos. É um investimento muito pequeno para um animal que pode trabalhar na fazenda a vida inteira", afirma.
 
Mormo
O mormo é uma enfermidade causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ataca equídeos, felinos e pode atingir também os humanos. "Ainda que não seja usual encontrar casos em humanos, se eles ocorrerem, poderão ser fatais, considerando a dificuldade do diagnóstico". Quem dá as informações é o professor Fernando Leandro dos Santos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que estudou a evolução da doença na região nordeste do país.
 
Segundo Fernando, o mormo é transmitido por meio do contato com as secreções produzidas pelos animais infectados: muco, pus, urina e fezes. Os sintomas podem ser bem aparentes, mas isso não é regra, de acordo com o professor. "O maior risco é quando se tem um animal assintomático. Ele está infectado, tem lesão, tem a doença, mas não aparenta", afirma. Em humanos e animais, o mormo pode causar abcessos pelo corpo e pneumonia, diz o professor.
 
Por isso, Fernando ressalta a importância de se realizar exames nos animais – especialmente quando novos equídeos entram na propriedade e durante as participações em eventos. "As aglomerações facilitam a transmissão – principalmente quando existem bebedouros ou cochos coletivos", diz. De acordo com o professor, não há tratamento para a doença. Por isso, ela apresenta graves riscos do ponto de vista econômico e à saúde pública. "Os pacientes humanos infectados podem não responder satisfatoriamente ao tratamento, à terapia com antibióticos mais clássica. E aí, pode ser que não dê tempo do indivíduo se recuperar".
 
Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre as doenças e a capacitação, entre em contato pelo e-mail pnse@iagro.ms.gov.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada