dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pesquisa      
Fepagro e Irga pesquisam sistemas integrados de lavoura e pecuária no RS
Objetivo é verificar quais sistemas de ILP são mais apropriados, em aspectos agronômicos, zootécnicos e econômicos, frente às condições da região arrozeira da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Darlene Silveira, Fepagro
19/05/2016

Verificar quais sistemas de integração lavoura-pecuária são mais apropriados, em aspectos agronômicos, zootécnicos e econômicos, frente às condições da região arrozeira da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo do projeto "Sistemas integrados de produção em solos de cultivo de arroz irrigado para aumento da sustentabilidade na atividade orizícola", desenvolvido por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), na Fepagro Fronteira Oeste, em Uruguaiana. 

A semeadura da cultura de arroz está prevista para a próxima primavera. A fase lavoura do experimento será conduzida por pesquisadores do Irga, e a fase pecuária pelas pesquisadoras da Fepagro Campanha, Glaucia Amaral e Adriana Taroucco, junto com a equipe da Fepagro Fronteira Oeste.

Recentemente, representantes das duas instituições, da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e do Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana estiveram reunidos no município para discutir ações do projeto.  

Segundo Adriana, nos últimos anos, o custo da lavoura de arroz irrigado tem aumentado drasticamente, reduzindo a margem de lucro dos produtores de arroz. “Nesse contexto, é necessário o aumento da eficiência de uso da terra, da infraestrutura e da mão de obra para manter a atividade orizícola viável economicamente”, explica. Assim, conforme a pesquisadora, a integração lavoura-pecuária (ILP) é uma alternativa de aumento da rentabilidade por unidade de área. “Na fronteira oeste, a introdução de culturas como arroz e, nos últimos anos, soja, tem levado a uma redução das áreas tradicionalmente destinadas à bovinocultura de corte. A sobrevida dessa atividade, portanto, depende da intensificação do sistema de produção para atingir máxima eficiência”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada