dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Fruticultura    
Controle da broca-gigante da bananeira
Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre (Seaprof) constataram a presença de uma praga em forma de lagarta, conhecida como broca-gigante (Castnia licus), em propriedades
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Diva Gonçalves, Embrapa Acre
19/05/2016
 
Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre (Seaprof) visitaram áreas de produção de banana do município de Bujari, no início de maio, e constataram a presença de uma praga em forma de lagarta, conhecida como broca-gigante (Castnia licus). Recentemente agricultores familiares, moradores do Projeto de Assentamento Espinhara, a 52 quilômetros de Rio Branco, observaram a presença do inseto nos bananais e os danos causados às plantas.
 
Segundo o pesquisador Rodrigo Souza, que participou da visita, a broca-gigante é uma praga típica da cana-de-açúcar, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, mas também ataca outras plantas como a bananeira e o abacaxi, além de certas pastagens. As variedades de banana mais susceptíveis são as do tipo prata e do grupo Terra, principalmente a cultivar D`Angola, conhecida como banana comprida.
 
Os bananais visitados apresentam elevado nível de infestação. Entre as medidas de controle discutidas com a comunidade está a realização de pesquisa sistemática em área de produtor. Os pesquisadores também orientaram os agricultores sobre características específicas da broca-gigante, para facilitar a sua identificação, e distribuíram folder explicativo sobre a praga, já que por desconhecimento pode ser confundida com a broca-do-rizoma, também chamada de moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus).
 
Trabalho conjunto
Conforme explica Souza, a lagarta causadora da Broca-gigante atinge até oito centímetros de comprimento e se alimenta do pseudocaule das plantas. Na fase adulta o inseto em forma de mariposa deposita seus ovos entre as folhas e o talo das plantas, que eclodem entre sete e quatorze dias, dando origem a novas lagartas. "Elas penetram na bananeira, fazendo galerias em direção ao solo ou rumo à parte superior, comprometendo a produção dos frutos, podendo causar o tombamento e morte da planta".
 
De acordo com o coordenador de assistência técnica e extensão rural da Seaprof, Roney Santana, a praga é de rápida propagação e ainda há pouco conhecimento científico sobre o seu comportamento em bananais da região, mas, pelo histórico de destruição em outros estados gera grande preocupação. "Precisamos investigar o problema e a parceria com a Embrapa é essencial nesse processo. Esse trabalho conjunto pode viabilizar o desenvolvimento de estratégias para controlar o problema e minimizar prejuízos para as famílias produtoras. Além disso, a participação dos agricultores é fundamental para a adoção de métodos eficazes de controle da praga", afirma.
 
Para o pesquisador Jacson Rondinelli, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, o primeiro passo é conhecer a dimensão do problema e, neste sentido, profissionais de empresas de extensão rural e assistência técnica que atuam nos diversos municípios poderão contribuir na identificação das áreas de ocorrência do problema. "Esse mapeamento é importante para o acesso a informações precisas sobre onde a praga ocorre e em que níveis se manifesta. A partir daí poderemos definir e articular medidas de controle. Além disso, o apoio da extensão rural é necessário para difundir as tecnologias recomendadas pela pesquisa", destaca.
 
Prioridade de pesquisa
Atualmente não existe método de controle da broca-gigante em bananeira recomendado pela pesquisa. A orientação é investir em práticas adequadas de manejo dos bananais como medida preventiva e em caso de ataque da praga geralmente a recomendação é que o plantio seja eliminado. Essa situação impõe urgência para a pesquisa desenvolver alternativas tecnológicas capazes de solucionar o problema, entretanto, esse processo é lento e demorado.
 
Como ação mais imediata, será instalada Unidade de Observação em uma propriedade rural do Ramal Espinhara, com o objetivo de testar a eficiência de produtos químicos, biológicos e de base ecológica no controle da praga em banana comprida, tendo como referência um estudo realizado pela Embrapa de Rondônia. O trabalho de pesquisa contará com o apoio da Seaprof.
 
"O objetivo é validar um método de controle desenvolvido e testado naquele Estado, tendo como base a seleção de inseticidas para recomendação no controle da broca-gigante em banana comprida no Acre, entretanto, aqui vamos acrescentar estudos de viabilidade econômica do método", explica o pesquisador Rodrigo Souza.
 
Segundo Rondinelli, a Broca-gigante da bananeira é um problema relativamente novo no Acre, mas vem se acentuando nos últimos anos, com grandes perdas para os agricultores. "Devido à importância econômica e social da cultura da banana para o Estado o desenvolvimento de alternativas para controle de doenças e pragas da bananeira, incluindo o combate à broca-gigante, é uma das nossas prioridades de pesquisa. Há um projeto em fase de elaboração, visando à realização de pesquisas com este objetivo", diz.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada