dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos      
Lançado Fórum Goiano de Recursos Hídricos
Emater integra grupo que irá executar Plano Estadual de gestão da água
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gilmara Roberto, Emater-GO
23/05/2016

Na última sexta-feira (20/5), o Ministério Público de Goiás (MP/GO) lançou oficialmente o Fórum Goiano de Recursos Hídricos, em cerimônia realizada dentro da programação do Seminário “Saneamento em Goiás: Desafios dos Usos Múltiplos da Água”. Além do MP/GO, o grupo integra representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Saneago e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), entre outras instituições.

De acordo com a promotora e coordenadora Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme, o objetivo do fórum é garantir o uso da água pelos diversos setores de maneira compartilhada. “A ideia é pensar ações conjuntas e promover o encontro de diversos usuários para que ações eficazes sejam implementadas”, defendeu a promotora.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, destacou a importância de se planejar a utilização da água de maneira holística. “Qualquer política pública e qualquer ação da ciência precisa estar voltada para entender as relações complexas que se dão no nosso ecossistema. Não adianta defender que o produtor precisa proteger a nascente se ele não tem renda para atender desejos e necessidades de todo ser humano, como educação e alimentação”, argumentou Arraes.

Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha destacou a importância do planejamento e da definição de metas para a gestão das águas. “A improvisação pode ser perigosa em termos de gestão pública. O Plano Estadual de Recursos Hídricos está concluído e a nossa ideia e divulgá-lo ao máximo, fazer com que se torne lei e cumprir as metas e o planejamento desse plano”, projetou o secretário.

O Fórum
O Fórum Goiano de Recursos Hídricos é definido como um espaço permanente, plural e aberto para o desenvolvimento de ações do uso sustentável da água pelos diversos setores, tais com a agricultura, a indústria, os sistemas de hidroenergia e o meio urbano. O grupo conta com dois representantes de cada instituição parceira, sendo um titular e outro suplente.

Leo Lince do Carmo Almeida (titular) e José Mauro Ribeiro (suplente) são os representantes da Emater no Fórum. O grupo conta ainda com membro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea/GO), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entre outras instituições.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada