dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Pesquisa do IAC indica a possibilidade de reuso da fibra de coco para produção de baby leaf
Com o uso desse substrato, o produtor tem uma economia referente ao valor da aquisição de novo substrato, a cada ciclo de produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IAC
26/05/2016
 
O Instituto Agronômico (IAC), concluiu que a fibra de coco pode ser reutilizada por até três vezes na produção de baby leaf em bandejas, o que pode trazer economia para os produtores rurais.
 
O pesquisador do IAC, Luís Felipe Villani Purquerio, informou que com o uso desse substrato, o produtor tem uma economia referente ao valor da aquisição de novo substrato, a cada ciclo de produção. “É necessária a esterilização do substrato para eliminar possíveis patógenos. A solarização foi a forma utilizada para esterilizar a fibra de coco”, disse.
 
No Brasil, a fibra de coco e o substrato à base de casca de pinus são comuns.Na Europa os produtores de baby leaf e mini-hortaliças utilizam a turfa, material abundante naquela região.
 
As mini-hortaliças são hortaliças geneticamente miniaturizadas ou têm o tamanho reduzido por meio de processamento. Já as hortaliças baby são obtidas por meio de práticas culturais, que envolve a colheita em estágio menos avançado. O cultivo de baby leaf pode ser realizado no solo, dentro ou fora de ambiente protegido, e sem solo, em bandejas utilizadas para produção de mudas e em hidroponia.
 
O pesquisador orientou a ex-aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação IAC, na área de Tecnologia da Produção Agrícola, Lívia Aguiar Sumam de Moraes, sobre a produção de alface para baby leaf em bandejas com reuso e solarização de substrato. Durante a pesquisa, realizada em 2013, foi adotado a fibra de coco, material vegetal natural, renovável e muito leve, que apresenta vantagens como ausência de patógenos, longa durabilidade sem alteração de suas características físicas, possibilidade de esterilização e baixo custo para o produtor se comparado a outros substratos.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada