dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços    
Classificação de solos vai chegar a dispositivos móveis
SMARTSolos vai permitir que o produtor rural visualize a classificação do seu solo em tempo real, de acordo com a entrada de dados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
06/06/2016

Projeto liderado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) pretende levar a classificação de solos para smartphones e tablets. O SMARTSolos, utilizando o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), vai permitir que o produtor rural visualize a classificação do seu solo em tempo real, de acordo com a entrada de dados.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Smartsolos_Dentro_2016668461.jpg

SMARTSolos terá múltiplas interfaces

"O SiBCS é uma referência no ensino de solos, na pesquisa e na extensão rural, além de ser um dos principais produtos da Embrapa. Se automatizado em linguagem acessível, além de poupar tempo e minimizar eventuais erros humanos, ele poderia, por exemplo, utilizar o reconhecimento de voz para entrada de dados, dispensando a digitação; organizar a saída de resultados em diferentes formatos de arquivo (.txt, .doc, .xls), e compartilhá-los instantaneamente (email, wifi, bluetooth, 3G, 4G)", revela o pesquisador da Embrapa Solos Luís de França da Silva Neto. Além disso, o SMARTSolos vai fazer a correspondência das classes de solo do SiBCS com as classes de solo de outros sistemas taxonômicos como o WRB da FAO com um simples toque na tela do smartphone.

O SMARTSolos também terá múltiplas interfaces, com a expectativa de fornecer a informação de solos de forma útil e acessível para públicos diferenciados como agricultores, estudantes, profissionais/professores/pesquisadores. Daí a importância de nossa equipe ser composta por pessoas de diversas áreas (pedologia, etnopedologia, tecnologia da informação, transferência de tecnologia e do comitê do SiBCS), em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O aplicativo não será apenas um classificador de solos. Ele pretende ser um conceito, uma marca da Embrapa Solos, que reunirá numa mesma plataforma vários aplicativos a serem desenvolvidos ou adaptados para dispositivos móveis. O SMARTSolos deverá ser capaz de adaptar a informação de solos não apenas às tecnologias atuais, mas também às tecnologias emergentes (impressão 3D, realidade virtual, novas interações com o "Big Data", etc).

Vale lembrar que esses dispositivos são cada vez mais utilizados nas áreas médica e científica. Na área agronômica, por exemplo, a quantidade de aplicativos para smartphones e tablets é extensa. Curiosamente, a quantidade de aplicativos voltados à área de solos ainda é escassa, e no Brasil, inexistente.

A elaboração do SMARTSolos começa em agosto, espera-se que o aplicativo esteja pronto em 24 meses.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada