dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica      
Inpa capacita produtores familiares em agricultura orgânica
Os cursos acontecerão em quatro oficinas durante este mês de junho, pela parte da tarde. Cada oficina terá 4 horas de duração com aulas teóricas e aulas práticas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cimone Barros, Inpa
10/06/2016

A partir desta quinta e sexta-feira (9 e 10), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), começa a capacitar cerca de 70 produtores familiares, que têm interesse em praticar a agricultura orgânica. A 1ª Oficina de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares acontece na Estação Experimental de Hortaliças do Inpa, Alejo Von der Pahle, situada no Km 14 da Torquato Tapajós, na parte de trás da área onde funciona o Feirão da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural).

O curso faz parte das atividades do projeto “Apoio às atividades produtivas sustentáveis a agricultores familiares no Estado do Amazonas”, coordenado pela pesquisadora do inpa, Sonia Alfaia. A atividade é uma parceria do Inpa com a Associação dos Produtores do Feirão da Sepror (Asprofe).
De acordo com a pesquisadora, acontecerão quatro oficinas durante o mês junho, pela parte da tarde. Cada oficina terá quatro horas de duração com aulas teóricas e aulas práticas.

“As aulas práticas devem envolver a troca de conhecimentos científico e tradicional, com a implantação de experimentações conduzidas pelos próprios agricultores, aliadas a um monitoramento e avaliação científica por parte dos pesquisadores e técnicos envolvidos na capacitação”, explica Alfaia. “Isto facilitará a continuidade e a difusão dos trabalhos desenvolvidos de maneira autônoma”, acrescenta.

Segundo a pesquisadora, cada oficina será realizada durante dois dias, quando o conteúdo se repetirá para que o maior número de produtores possa participar, adequando o horário da capacitação com as vendas na feira.

Durante as oficinas, serão trabalhos temas sobre Agroecologia (9 e 10); Adubo Orgânico (16 e 17); Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças (23 e 24); e Manejo de Bananas (29 e 30).

Proposta
Pesquisadores e técnicos do Inpa, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que fazem parte da equipe do projeto, juntamente com a Asprofe, começaram a discutir uma proposta de criação de um espaço dentro do Feirão da Sepror, exclusivo para a comercialização de produtos orgânicos.

“A ideia é iniciar um trabalho para a obtenção da certificação para os produtores que pretendem cultivar produtos orgânicos e dessa forma aumentar a oferta desses produtos nas feiras de Manaus”, explica Alfaia.

De acordo com a pesquisadora do Inpa, a produção orgânica de alimentos por meio do manejo agroecológico, não é só uma alternativa, mas uma necessidade para desenvolver modelos de agricultura sustentável e corrigir os efeitos negativos do modelo de agricultura convencional.

Conforme pesquisadora, a Agroecologia procura estabelecer um equilíbrio natural que vai além do manejo ecológico, integrando objetivos ambientais, sociais e econômicos, propondo estratégias para o desenvolvimento rural sustentável. Algumas das práticas que devem ser adotadas pelos agricultores tradicionais são o retorno da matéria orgânica ao solo, o uso de adubação verde e orgânica, a rotação e o consórcio de culturas.

No Amazonas, os manejos agrícolas devem ser realizados conforme as características locais do ambiente, alterando-as o mínimo possível. “Por essa razão, a Agroecologia depende muito da sabedoria de cada agricultor desenvolvida a partir de seus conhecimentos, experiências e observações locais”, diz a pesquisadora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada