dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Nutrição vegetal      
IAC integra projeto internacional para estudar eficiência do uso do nitrogênio na agricultura
Projeto envolve o estudo da eficiência do uso do nitrogênio na agricultura e suas implicações ambientais que podem ser causadas pelo excesso de nitrogênio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IAC
17/06/2016

Durante workshop sobre projeto de pesquisa sobre o uso agrícola de nitrogênio, o Instituto Agronômico (IAC) recebeu, em Campinas, pesquisadores de seis universidades e centros de pesquisa da Inglaterra, além de outros da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), nos dias 17 e 19 de maio de 2016, das 9h às 17h. No dia 18, o grupo realizou reunião em Botucatu, na Unesp.

O projeto envolve o estudo da eficiência do uso do nitrogênio na agricultura e suas implicações ambientais que podem ser causadas pelo excesso de nitrogênio. A produção do fertilizante nitrogenado, que é um dos principais componentes para aumentar a produtividade agrícola, requer uma quantidade muito grande de energia e recursos financeiros. Esse cenário reforça a necessidade de somar competências para analisar a aplicação agrícola do nitrogênio. O trabalho, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), terá um site específico.

A primeira reunião de trabalho do grupo, com representantes do IAC, da Inglaterra e da Unesp, foi realizada na sede do IAC, no dia 17. No intervalo do evento, os ingleses fizeram questão de conhecer o parque do Instituto Agronômico. “Eles ficaram surpresos ao saber que o Brasil tem instituto de pesquisa com 128 anos, como é o caso do IAC”, afirma o pesquisador do Institutro Agronômico e responsável pelo workshop, Heitor Cantarella.

A participação do IAC no projeto inclui a colaboração com experimentos desenvolvidos em campo e laboratório do Instituto. Há previsão de envio de alunos para intercâmbio no Reino Unido para participação e execução de pesquisas.

O projeto tem uma particularidade, que é a colaboração bilateral entre Brasil e Reino Unido. No total, 12 instituições nos dois países colaboram para melhorar a eficiência do uso de nitrogênio na agricultura. No Brasil, o pesquisador Ciro Rosolem, da Unesp, é o responsável pelo projeto.

“Um dos principais impactos relacionados às emissões de gás de efeito estufa é a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Quanto menos se perde para o meio ambiente, melhor para o produtor, melhor para a população em geral”, completa.

Em meio à comitiva inglesa, estava um ex-aluno da Pós-Graduação do IAC em Agricultura Tropical e Subtropical. Marcelo Galdos, que atualmente é gerente do projeto Nucleus e pesquisador do Departamento de Biociências da Universidade de Nottingham, fez mestrado no IAC em Gestão de Recursos Agroambientais, sob a orientação da pesquisadora Isabela Clerici De Maria. Galdos é graduado em agronomia pela MidAmerica Nazarene University, nos Estados Unidos, estagiou em alguns países da África e depois veio para Campinas, onde fez o mestrado no IAC.

“O IAC é uma peça chave no projeto; a primeira reunião de lançamento do centro foi realizada na sede do Instituto, foram desenvolvidas as diretrizes, os detalhes da implementação do projeto e do centro virtual”, diz Galdos.

Para ele, a necessidade de estudar a eficiência do uso do nitrogênio na agricultura é essencial, por se tratar de um dos mais importantes macronutrientes na agricultura.

Segundo Galdos, o projeto Nucleus tem como abordagem o núcleo virtual de pesquisa, o Virtual Joint Center, que busca trazer várias instituições para uma colaboração científica de forma virtual. “A sede do projeto é na Universidade de Nottingham, onde o pesquisador Sacha Mooney, um dos idealizadores do Nucleus, está locado”, afirma.

Efeitos do uso do nitrogênio
A planta absorve o nitrogênio, mas uma parte é perdida para o ambiente. Quanto mais a planta o aproveita, menos nitrogênio estaria disponível para ser perdido ou emitido dentre os gases de efeito estufa, por meio de óxido nitroso ou lixiviação de nitrato, que causam problemas ambientais, como a eutrofização.

A eutrofização, que é o enriquecimento de corpos d’água a partir do escoamento superficial ou da lixiviação, pode causar grandes problemas ambientais, como o crescimento acelerado de algas e a morte dessas. Essa situação gera falta de oxigênio nos cursos d’água, impactando a cadeia antrópica, com impactos para a saúde e o efeito estufa.

“O óxido nitroso é um dos principais gases do efeito estufa, um gás que tem quase trezentas vezes mais potencial de aquecimento global do que o CO²”, diz Galdos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada