dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Estudo avalia tangerinas em diferentes porta-enxertos
Incaper quer analisar o comportamento de materiais genéticos superiores de tangerinas destinadas ao consumo de frutas frescas, em diferentes porta-enxertos, que permitam o escalonamento da produção e a comercialização durante o ano
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vanessa Capucho, Incaper
20/06/2016

Mais um projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e será conduzido pelo pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper), Sebastião Antonio Gomes. O objetivo é avaliar o comportamento de materiais genéticos superiores de tangerinas destinadas ao consumo de frutas frescas, em diferentes porta-enxertos, que permitam o escalonamento da produção e a comercialização durante o ano.

O comportamento de cada variedade ou clone de citros está associado às condições edafoclimáticas (clima e solo) locais, que devem proporcionar às plantas, ambiente para que exerçam sua máxima capacidade genética, resultando nos melhores rendimentos econômicos. O Brasil detém atualmente mais da metade da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% da produção. No entanto não possui tradição na produção de fruta para consumo in natura, com vasto mercado a ser explorado. A disponibilidade de materiais genéticos adaptados às condições de cultivo no Espírito Santo é uma das principais limitações ao desenvolvimento da cultura de citros de mesa.

O experimento será conduzido na Escola Família Agrícola de Olivânia (MEPES), localizada em Anchieta, em plantas com três anos de idade, plantadas no espaçamento de 6 x 5m. Serão avaliadas as características fenológicas das plantas e aquelas associadas à produtividade e a atributos de qualidade pós-colheita.

Benefícios
Entre os benefícios, o projeto vai contribuir para a melhoria da qualidade das frutas cítricas produzidas na região; ampliar a época de comercialização de frutas cítricas, a oferta do produto ao consumidor e a renda dos produtores; aumentar e diversificar os materiais genéticos nos pomares; avaliar a influência dos porta-enxertos na qualidade dos frutos; avaliar a possível ampliação do período de safra de tangerina para o mercado brasileiro e avaliar o tempo de duração das fases fenológicas das variedades estudadas.

“O projeto, composto por ações de desenvolvimento científico e tecnológico, apresenta aplicabilidade dos conhecimentos gerados e grande potencial para transformação da cadeia produtiva dos citros no Espírito Santo. A seleção de novas variedades de tangerinas permitirá, quando adotadas pelos agricultores familiares, atingir maiores patamares de sustentabilidade na agricultura capixaba, nos aspectos econômico, ambiental e social”, explicou o pesquisador do Incaper, Sebastião Antonio Gomes.

O pesquisador reforça que o projeto permitirá acesso a mercados e épocas diferenciadas de comercialização, redução dos custos de produção, melhoria na produtividade e qualidade e agregação de renda à propriedade rural (aspecto econômico), refletido na geração de postos de trabalho, bem estar da família rural, do trabalhador, dos consumidores e circulação de mercadorias nos mercados locais (aspecto social), manejo ecológico de pragas e doenças e preservação do meio ambiente com a produção integrada de frutas, redução significativa do uso de agrotóxicos (aspecto ambiental).

“Outros aspectos a serem considerados são a inovação e melhoria tecnológica nos agroecossistemas dos pomares cítricos, diversificação com o propósito de alongar o período de colheita e tornar a oferta regular ao longo do ano, imprescindível para acesso e permanência nos principais mercados e a diversificação agrícola, como estratégia para reduzir riscos e vulnerabilidade da citricultura capixaba”, ressaltou Sebastião.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada