dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Riscos de contaminação hídrica por agrotóxicos
Pesquisador faz palestra sobre o assunto em Congresso Internacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sílvia Zoche Borges, Embrapa Agropecuária Oeste
20/06/2016

O pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), será um dos palestrantes de um evento internacional, na Alemanha, no dia 21 de junho, do qual participam diversos profissionais de renomadas instituições. Será a 18ª Conferência Internacional AGRO, intitulada "Comportamento de pesticidas no ar, solo e água". O evento é realizado pela Academia Frenesius, na cidade de Mainz, perto de Frankfurt, nos dias 20 e 21 de junho de 2016. A Academia Frenesius realiza congressos, conferências e seminários com foco na segurança e qualidade alimentar, bens de consumo e de produtos químicos.

O pesquisador ministrará sua palestra no Painel "Exposição, avaliação de risco e mitigação". Ele dará uma visão geral da avaliação do risco ambiental de agrotóxicos em âmbito brasileiro, o desenvolvimento de uma orientação sobre a avaliação do risco ambiental de agrotóxicos para os organismos aquáticos no Brasil, e os mapas de vulnerabilidade e definição de cenários de exposição.

Outros palestrantes virão de instituições como Universidade de Wageningen, Instituto Agrosphere, Bayer, Basf, Ministério da Infra-estrutura e Meio Ambiente dos Países Baixos, Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Agência Austríaca para a Saúde e Segurança Alimentar, Agência da Alimentação, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional da França e Bureau de Pesquisas Geológicas (BRGM) na França.

Scorza é pesquisador da Embrapa há 14 anos na Embrapa Agropecuária Oeste e possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Poluição do Solo, Física do Solo, Comportamento de Agrotóxicos no Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação ambiental por agrotóxicos, modelagem matemática e simulação da lixiviação de agrotóxicos e dinâmica de agrotóxicos no ambiente solo. Atua como professor do curso de Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Visitas
Aproveitando o evento, duas empresas demandaram a visita do pesquisador Scorza: Bayer e Basf, na sede, na Alemanha. Na Bayer, a visita foi no dia 15 de junho para falar como estão as pesquisas na Embrapa Agropecuária Oeste sobre comportamento ambiental dos agrotóxicos, visita a laboratórios e experimentos de campo da Bayer, assim como possibilidade de cooperação técnica entre Embrapa Agropecuária Oeste e Bayer.

Na Basf, a visita será entre os dias 22 e 24 de junho. O principal objetivo é mostrar os resultados do projeto de cooperação entre Embrapa e Basf, que trata do aprimoramento da ferramenta computacional denominada "Avaliação da Contaminação Hídrica por Agrotóxico (ACHA)" desenvolvida pela Embrapa Agropecuária Oeste.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada