dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Recomposição da saia de cafeeiros
Técnica divulgada pela Fundação Procafé faz recomposição a partir dos ramos ladrões podados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
J.B. Matiello, Allisson V. Fagundes e André Garcia Agrônomos da Fundação Procafé e José Eustáquio G. Vieira, Agropecuária Paraíso
22/06/2016

Uma prática simples pode salvar o cafezal de uma poda drástica, por recepa. Trata-se de aproveitar os ramos ladrões, que saem da parte baixa do tronco dos cafeeiros, para recompor os ramos laterais/produtivos, que foram perdidos na saia das plantas.

As recomendações normais para uso de podas em cafeeiros indicam que ao se observar, nas plantas, muita perda da ramagem lateral em sua parte baixa, na saia, a poda mais adequada seria a recepa, para reformar, através de novos brotos conduzidos, a ramagem lateral necessária para a frutificação, ao longo de toda a altura da planta.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/cafe_saia_1_DENTRO_201662214271.jpg
Detalhe de broto ladrão, saida junto à saia de cafeeiro, cortado e com emissão de ramos laterais. Na ponta pode haver alguma rebrota o que vai favorecer novos laterais

Acontece que a aplicação da recepa apresenta várias desvantagens como – maior perda de produção, operação mais onerosa, necessidade de retirada de madeira, aumento de mato, falhas na reb rota, etc. Assim, esse tipo de poda deve ser evitado ao máximo, dando - se preferência a podas menos drásticas e de retorno mais rápido, como o decote e o esqueletamento/desponte.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/cafe_saia_2_DENTRO_2016622142751.jpg
Detalhe do ramo ladrão já engrossado, com sua ramagem lateral abundante, ao lado do tronco principal

Como nos cafeeiros, especialmente os plantados em renque e mecanizados, com o passar dos anos vão sendo reduzidos os ramos da saia, ficando as plantas assim chamadas de engaioladas, uma boa alternativa tem sido deixar que saiam brotações de ramos ortotrópicos, também conhecidos como ladrões, para, através da emissão dos seus ramos laterais, reformar a saia dos cafeeiros podados. Nessa indicação devem ser deixados 2 - 3 ladrões/planta, saídos na parte baixa do tronco, e, daí, para melhorar ainda mais essa recuperação, quando eles atingirem altura necessária, até onde se deseja cobrir a falta de laterais, cortar essas brotações, no seu terminal ainda herbáceo, para que elas cresçam mais sua ramagem produtiva. Uma vez assim podados, os ramos ladrões deixam de tombar pro meio da rua e, mais, deixarão de embatumar a planta em sua parte mais alta.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/cafe_saia_3_DENTRO_2016622142819.jpg
Mostra da saia e toda lateral de cafeeiros já recompostos pela ramagem produzida pelos ladróes deixados e podados

Os ramos ladrões terão seu tronco mais engrossado e ficarão paralelos à haste principal da planta, ali fornecendo seus ramos laterais, os quais vão florescer e produzir, sendo que em podas futuras esses laterais receberão o esqueletamento normal como se fossem da próprio tronco principal.

Salvar

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada