dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural    
Curso da Rede Leite orienta extensionistas da Emater/RS-Ascar a fazer uso da abordagem sistêmica
Meta é incentivar extensionistas a adotarem a metodologia sistêmica para interpretar e intervir no dia a dia das propriedades rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cleuza Noal Brutti, Emater/RS-Ascar
27/06/2016

Um curso voltado a incentivar extensionistas da Emater/RS-Ascar a adotarem a metodologia sistêmica para interpretar e intervir no dia a dia das propriedades rurais teve atividades programadas nesta semana no Noroeste gaúcho, nos municípios de Tenente Portela e Bom Progresso. O curso Abordagem Sistêmica de Unidades de Produção em um Processo de Pesquisa-Desenvolvimento é promovido pela Rede Leite (Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul).

De acordo com o programa do curso, a abordagem sistêmica é uma metodologia que se baseia na ideia de que existem muitas facetas a serem observadas em uma propriedade rural. Para compreender os motivos que levam uma determinada família a agir de uma maneira e não de outra, o extensionista deve-se mostrar interessado em fazer uma série de perguntas que vão muito além do que ele enxerga no pasto e na lavoura. “Debatemos os diferentes olhares sobre o mesmo objeto, que é a unidade de produção familiar”, disse o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva.

Para exercitar o “olhar sistêmico”, o grupo elabora um roteiro de perguntas que serão feitas durante as visitas às famílias de agricultores. Vale perguntar sobre futuros projetos, saúde, lazer, cultivo de forrageiras, satisfação e insatisfação com a atividade leiteira e sobre produtividade, entre muitos outros temas.

Com o roteiro em mãos, o grupo dirige-se até a propriedade rural. Em Tenente Portela, a visita ocorreu na propriedade do casal Zenaide e Sandro Peter, na localidade Alto Cordeiro. Em Bom Progresso, os extensionistas da Emater/RS-Ascar estiveram na localidade Olho d’Água, para conhecer quatro gerações da família Cruz: a matriarca Guerda, o casal Dulce e Ernesto, o filho deles, Charles, e a esposa, Joseane, pais da Priscila, 6 anos, e do Davi, de 3 anos.

“A abordagem sistêmica não chega a ser uma novidade, já trabalhamos assim em outras ações, mas eu não tinha conhecimento mais aprofundado sobre a Rede Leite, achei interessante”, disse o extensionista Tiago Portela, da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria.

A expectativa é que a abordagem sistêmica possa tornar mais participativos o ensino, a pesquisa e a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social praticados no Rio Grande do Sul, com a produção e apropriação dos resultados por todos os envolvidos, em especial, os agricultores familiares.

Este processo contínuo, cíclico e participativo de observar a realidade é uma das características da Pesquisa-Desenvolvimento, que está na base da Rede Leite.

Rede Leite
Formalmente, participam da Rede Leite oito instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada