dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pesquisa  
Embrapa inaugura Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologias no Paraná
Rede inédita no Brasil vai beneficiar a agricultura familiar no Paraná, grande pólo de produção de alimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
29/06/2016

Na última sexta-feira, 24 de junho, a Embrapa reforçou seu compromisso com a região agrícola do Sudoeste do Estado do Paraná. Um acordo de cooperação técnica existente entre a Empresa, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), fez avançar, de maneira mais forte, a presença da pesquisa agropecuária junto àquele território ao lançar oficialmente a instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT), uma modelagem inovadora de arranjo institucional com atuação em pesquisa e transferência de tecnologia, cuja sede funcionará no Campus da UTFPR no município de Francisco Beltrão/PR. O ato contou com a inauguração da estrutura física disponibilizada pela Universidade ao funcionamento da UMIPTT e com a apresentação dos dois empregados da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), que serão alocados na região. O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, participou do evento acompanhando o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior.
 
A UMIPTT de Francisco Beltrão irá contar com a infraestrutura da UTFPR, aonde dois empregados recentemente lotados na Embrapa Clima Temperado, a analista Andrea Becker e o pesquisador Gilmar Meneghetti farão a atuação in loco. Eles farão a articulação e identificação de demandas daquela região e vão propor soluções tecnológicas em parceria com os demais centros de pesquisa da Embrapa em todo o país. "A UMIPTT nos permitirá exercitar uma modelagem em rede que amplia e fortalece a capacidade de atuação da Empresa", disse o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf Junior.
 
Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, a participação da Unidade na formação e consolidação da UMIPTT materializa uma estratégia de gestão e atuação da Embrapa Clima Temperado, pois fortalece a missão de centro ecorregional, bem como, qualifica a sua atuação junto a parceiros importantes neste espaço territorial que é referência na produção de alimentos. "Os principais desafios apresentados pela região sudoeste do Paraná estão perfeitamente alinhados a forte atuação da Unidade junto à cadeia produtiva do leite, das frutas e hortaliças e dos processos de agroindustrialização e agregação de valor, todos eixos estratégicos de atuação da Embrapa Clima Temperado", explicou Pillon.
 
Há três anos esta articulação vem sendo conduzida pela Diretoria Executiva da Embrapa com o apoio das Unidades, especialmente da região Sul, com instituições parceiras, através da realização e participação em eventos no Estado do Paraná, da realização de seminários técnicos e da visita de lideranças daquele Estado e instituições à Embrapa Clima Temperado, por exemplo.
 
Durante a solenidade de instalação da UMIPTT foi assinado também um termo de adesão ao convênio tripartite, já firmado entre a Embrapa, Iapar e UTFPR, onde somam suas representações a Associação das Agroindústrias de Francisco Beltrão (Agrobel); aUniversadade Federal da Fronteira Sul (UFFS); a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assessoar); a Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada do Paraná (Coopafi Central); o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Instituto Infocos); a Emater-Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural; a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes Paraná); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (FETRAF-Paraná/CUT); a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).
 
Eixos de atuação
As frentes prioritárias de atuação da nova Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia, inédita no Brasil, são possíveis soluções às demandas das organizações sociais do Paraná, a partir do desdobramento de um seminário técnico, realizado no município de Francisco Beltrão/PR, em 2014. Além do fortalecimento da bacia leiteira, da produção de frutas e hortaliças e da agregação de valor através de agroindústrias, a questão da juventude e da sucessão na Agricultura Familiar são consideradas pautas de destaque para atuação neste primeiro momento.
 
Segundo o chefe da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, os temas a serem tratados junto aos agricultores do Sudoeste do Paraná pela Unidade Mista seriam àqueles que fazem parte do consórcio de desenvolvimento regional para temas transversais como Agroecologia, Segurança Alimentar e Agrobiodiversidade como fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização. "A Embrapa Clima Temperado se antecipou e, considerando as demandas da região, aprovou no Sistema Embrapa de Gestão o projeto Ações de Transferência de Tecnologia como Estratégia para Fortalecer as Cadeias Curtas de Comercialização na Agricultura Familia, onde esses temas são contemplados com atividades em quatro territórios de atuação no Rio Grande do Sul e no Paraná", informou Costa Gomes.
 
Cadeias Curtas de Comercialização

O projeto liderado pela Embrapa Clima Temperado sob a responsabilidade do analista Lírio José Reichert, quer fortalecer e consolidar as redes existentes nos Territórios para qualificar a Transferência de Tecnologias. "As práticas, conhecimentos e processos que vamos desenvolver vai ter foco em sistemas de produção de base ecológica que promovam o desenvolvimento local e territorial, a soberania e segurança alimentar, o manejo sustentável da agrobiodiversidade para a viabilização das cadeias curtas de comercialização na Agricultura Familiar", defende Lírio Reichert.
 
A mesorregião do Sudoeste Paranaense é formada por 42 municípios agrupados em três microrregiões chamadas de (Capanema; Francisco Beltrão e Pato Branco). A população desta região é composta por 468.559 habitantes e representa cerca de 5% da população do Estado. A UMIPTT permitirá melhor integração e articulação na atuação entre as Unidades da Embrapa que atuam na região, bem como com as entidades parceiras, públicas e privadas. O lançamento de um Edital para apoio de projetos a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação pela UTFPR, condicionada à participação das equipes da Embrapa, viabilizará a execução de orçamento oriundo de emenda parlamentar, já destinado à UMIPTT, ainda em 2016, e representará o oxigêncio necessário para a largada das ações desta Rede na região Sudoeste do Paraná.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada