dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Controle Biológico      
Pesquisas reforçadas contra mosca-branca
Insetário vai permitir estudar vírus nocivos ao inseto, que é uma das principais pragas da olericultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paula Rodrigues, Embrapa Hortaliças
29/06/2016

Neste mês, os campos experimentais da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) obtiveram um importante reforço para o desenvolvimento de pesquisas na área de controle biológico: após algumas semanas de obras, foi finalizada a construção de um insetário que será utilizado para cultivar plantas com o propósito de estudar a mosca-branca, uma das principais pragas da olericultura.

A estrutura difere de uma casa de vegetação comum porque possui uma grande antecâmara de isolamento e também laterais feitas de policarbonato, um material resistente que oferece transparência e alto nível de segurança. De acordo com a pesquisadora Alice Nagata, da área de Virologia, a proposta é que cada compartimento do insetário tenha uma população de mosca-branca infectada com um tipo específico de vírus.

"Pretendemos infectar intencionalmente a mosca-branca com vírus que sejam prejudiciais somente ao inseto e não à planta cultivada", conta Alice ao destacar que serão observados o comportamento da praga e aspectos como mortalidade, oviposição, sintomas, quantidade de fêmeas e machos, longevidade, tamanho, entre outros.

O insetário foi custeado com recursos de fontes externas de financiamento, no caso, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, totalizando um investimento aproximado de R$ 200 mil. O projeto tem integrantes das equipes do Laboratório de Virologia, Biologia Molecular e Entomologia, além de parceiros da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Universidade de Brasília (UnB).

"Após a escolha do local pela equipe da pesquisa, a área administrativa da Embrapa Hortaliças providenciou a limpeza do terreno, a instalação de ponto de água e de energia elétrica e a fiscalização da obra", comenta Andrea Sousa, chefe-adjunta de Administração.

Para a pesquisadora, a nova estrutura vai possibilitar a busca por vírus que sejam nocivos para a mosca-branca, permitindo o controle biológico da praga, assim como aconteceu com o baculovírus, que mata a lagarta da soja. "Nós queremos uma alternativa ao inseticida para controle dessa importante praga", encerra.

Ela sinaliza que, por enquanto, a maior dificuldade reside na forma de infecção do inseto. Uma lagarta, por exemplo, pode mastigar folhas pulverizadas com vírus e, assim, no contato com a superfície da folha, adquirir as partículas virais. Já na mosca-branca o mecanismo é diferente porque se trata de um inseto sugador que se alimenta da seiva da planta. "É um grande desafio e precisamos estudar soluções para saber se a infecção vai ocorrer via alimentação ou se por meio de pulverização do inseto", estipula.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada