dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Iniciativa alavanca renda, desenvolvimento social e sustentável no ES
Plano de ação envolve capacitações para os empreendedores, excursões, eventos de divulgação do circuito e fortalecimento de parcerias com outros agentes dos municípios
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tatiana Caus, Incaper
11/07/2016

Uma iniciativa que reúne renda, desenvolvimento social e sustentável. Trata-se do Circuito “Serras, Águas e Cafezais” que há dois anos vem sendo intensificado por empreendedores de Iúna e Irupi, junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Turismo de Iúna da Prefeitura Municipal.

O propósito do circuito é alavancar o desenvolvimento turístico dos dois municípios, a partir do destaque da riqueza das dezenas de cachoeiras e dos rios com suas águas cristalinas por meio de trilhas e em meio a propriedades cafeicultoras, além dos diversos pontos turísticos da região e o café como um dos maiores tesouros para a vida dos agricultores familiares uma vez que gera renda para mais de 90% dessas famílias.

A iniciativa teve o Incaper como fundamental na sua organização com a realização de Diagnóstico Rural Participativo (DRP), onde foram levantadas as demandas, necessidades e dificuldades dos empreendedores.

De acordo com o engenheiro florestal do Incaper, Gabriel Guzzo Rosa, a partir daí, os técnicos do Incaper de Iúna e de Irupi elaboraram um plano de ação envolvendo capacitações para os empreendedores, excursões, eventos de divulgação do circuito e fortalecimento de parcerias com outros agentes dos municípios. O diagnóstico contou também com a colaboração dos instrutores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo são 19 empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, lazer, artesanato e hospedagem rural, além de roteiros turísticos com diversas opções de passeios pelas belezas naturais de Iúna e Irupi que atraem pessoas de vários municípios do Espírito Santo e de outros estados.

Com o apoio do Incaper, os dois municípios já realizaram diversas reuniões mensais, cursos, capacitações, palestras técnicas, duas caminhadas da flora em 2016, sendo uma em homenagem a colheita do café no sábado (02), festas comemorativas, apresentações sobre o circuito para entidades e autoridades capixabas, além da participação em feiras. Todos os eventos são uma oportunidade onde os empreendedores apresentam os seus produtos e serviços oferecidos dentro do circuito.

“Isso gera renda para Iúna, sem contar o cidadão daqui não precisa mais sair do município para ter lazer de qualidade, uma vez que são resgatadas as tradições que haviam se perdido com o tempo”, completou o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza.

“Tanto Iúna como Irupi precisavam de uma identidade e por isso é que unimos as suas potencialidades junto aos empreendedores e amantes do turismo”, destacou o diretor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Iúna, Cristiano Alves Ricarte.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada