dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Ferramentas de geoprocessamento podem ser usadas em projetos ILPF e Matopiba
Técnicas voltadas para o planejamento ambiental permitem a validação da análise de suas potencialidades e fragilidades para a gestão e para investimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
18/07/2016

Pesquisadores da Embrapa trabalham em um processo de estudos de planejamento territorial ambiental, com a apresentação de técnicas de suporte e de simulação voltadas para o seu planejamento. Isso inclui análise de dados ambientais; transformação do conhecimento - qualitativo, em variáveis possíveis de serem processadas por sistemas de computação; trabalho em equipe; volume de dados que impossibilita o tratamento da informação sem ferramentas computacionais; elaboração de esquemas de representação do conhecimento para a atividade fim, além dos dados terem expressão geográfica. Isto é, será possível identificar o que será levado em consideração e transformar essas informações em mapas.

A equipe esteve reunida na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em julho para analisar a proposta de suporte das ferramentas de geoprocessamento para estudos de planejamento territorial ambiental, o histórico da aplicação da metodologia - Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT), Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar (ZAE-Cana), IPEF, Avaliação de Ciclo de Vida (ACV-Cana), Integração Lavoura Pecuária (ILPF) e Matopiba, de proposição e ponderação de critérios, metodologia de integração temática em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), além da discussão de vantagens e dificuldades.

Como resultado, obteve-se a consolidação das etapas da proposta do planejamento ambiental estratégico aplicado à seleção de critérios para o mapeamento de áreas prioritárias – hierarquização em função de uma pergunta, que consta de seleção de critérios; organização base de decisão; hierarquização de critérios com análise hierárquica (AHP) – análise pareada; discussão em equipes com mapas conceituais; modelagem da integração dos critérios com base de conhecimento – lógica fuzzy e o resultado do modelo em SIG – mapa temático de prioridade.

Conforme Sandro Pereira, analista da Embrapa Meio Ambiente, “a aplicação dessas técnicas voltadas para o planejamento ambiental, na elaboração de avaliações do espaço geográfico, permite a validação da análise de suas potencialidades e fragilidades para a gestão e para investimentos, como, por exemplo, áreas prioritárias para incentivo de uma cultura e regiões onde investir em transferência de uma tecnologia. Esse sistema pode orientar aos gestores no planejamento e no uso sustentável dos recursos disponíveis, enfatiza”.

“Além disso, a análise ambiental integrada ao ambiente SIG permite aos gestores uma visão sistematizada da tomada de decisão expressa no território, ou seja, em mapas. Com isso, é possível identificar os locais com maiores prioridades de investimento e verificar se as ações adotadas estão de acordo com a necessidade. Permite que a tomada de decisão territorial seja baseada em critérios com expressão espacial definidos para as necessidades do gestor e para a demanda por ele apresentada”, explica o analista.

A sua aplicação dá suporte à decisão e a análise multi critério permite a geração de análises e estimativas para a avaliação ambiental, o planejamento e o ordenamento territorial. Essa caixa de ferramentas é composta com elementos da análise prospectiva territorial adaptada para a seleção dos critérios; da análise de processo hierárquico para a ponderação dos critérios e da elaboração de uma base de conhecimento em SIG para reproduzir no ambiente computacional as análises dos cientistas e demais envolvidos na decisão.

Esse conjunto de técnicas foi aplicado em parte ou ao todo nos trabalhos analisados. Sua aplicação é voltada para estruturar a organização da informação técnico-científica facilitar a discussão entre pares e permitir a elaboração de documentos que transmitam com clareza os procedimentos adotados para todo público interessado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada