dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agroindústria    
Indicação geográfica e produção de queijos artesanais são temas de eventos em SC
Workshop e oficina serão realizados de 10 a 12 de agosto com especialistas brasileiros e estrangeiros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
21/07/2016

O debate sobre Indicação Geográfica (IG) voltará a ganhar destaque em Santa Catarina. De 10 a 12 de agosto deste ano, a cidade de Joinville terá dois eventos sobre o tema: o V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e a I Oficina sobre Queijos Artesanais. Ambos têm o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do governo de SC e da prefeitura do município, além de outras instituições.
 
A I Oficina sobre Queijos Artesanais vai ocorrer no dia 10 de agosto. Durante o encontro, será feita uma apresentação sobre o panorama brasileiro e internacional do setor. Também serão discutidas e sugeridas propostas de especialistas para regularização da produção e da comercialização do produto no país.
 
De acordo com os organizadores do evento, a produção de queijo artesanal contribui para a geração de renda e a ocupação de milhares de famílias rurais. O setor entende que o poder público pode ajudá-lo a superar barreiras hoje existentes. Isso ocorreu, por exemplo, com a edição da Instrução Normativa 30/2013, do Mapa, que permitiu a produção de queijos artesanais em condições singulares.
 
Entre os palestrantes e moderadores da oficina, estão pesquisadores de universidades, representantes do Mapa e de outras instituições públicas ligadas ao setor agrícola.
 
Já o workshop, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, paralelamente à IV Mostra de Produtos Tradicionais. Este ano, a programação prevê, além dos demais temas relacionados a indicações geográficas, a exposição sobre a regulamentação do assunto na União Europeia. Para tanto, contará com a participação de palestrantes de Portugal, da França e Espanha, além de especialistas de diversas instituições do Mapa, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e de outras instituições.

Durante o V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica também serão apresentados cases sobre produtos de origem catarinense, como a Uva Goethe, Queijo Serrano, Erva Mate do Planalto Norte e da Banana de Corupá.
 
No último dia, serão promovidas oficinas do Mapa, INPI, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Universisade da Região de Joinville (Univille). Em sua oficina, o Mapa abordará as boas práticas agropecuárias (BPA).
 
Mais informações sobre o evento aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada