dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Para Download  
Livro traz tudo sobre cafeicultura na Amazônia
Publicação está disponível gratuitamente em formato digital
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Renata Silva, Embrapa Rondônia
22/07/2016

Os que tiverem interesse em mergulhar no mundo do café, especialmente na região Norte, podem ter acesso ao livro Café na Amazônia gratuitamente no formato digital (PDF). A obra está disponível para ser baixada em qualquer dispositivo, sejam computadores, notebooks, tablets ou mesmo smartphones. Aos que preferem folear e ter na estante esta importantíssima obra para consulta, ela também está disponível para venda na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria).

Para um dos editores técnicos da obra e chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan, a Empresa está cumprindo seu papel tanto na produção científica como na difusão do conhecimento, que tem ainda maior impacto quando é disponibilizado de forma gratuita. “É fundamental que, como pesquisadores de uma empresa pública, atuemos com reponsabilidade na produção científica e também temos o compromisso com a divulgação ampla deste conhecimento. Queremos que as informações do livro sejam realmente utilizadas no campo, pois esta obra reúne práticas e informações qualificadas e úteis para os técnicos e produtores de café”.

O livro é considerado a “Bíblia do café na Amazônia”, por reunir e atualizar todo o conhecimento gerado pela Embrapa Rondônia em seus 41 anos de existência no estado. A obra, em seus 21 capítulos escritos por 54 autores, contém informações necessárias a todos aqueles que pretendem cultivar ou participar dos esforços para o cultivo do café na Região Amazônica. Permite as tomadas de decisão do agricultor, em sua plantação; dos agentes financeiros, responsáveis pelo financiamento da produção; dos estudantes em sua formação; do extensionista, na aplicação das técnicas indicadas. Enfim, uma obra completa e útil para o desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Amazônia, garantindo a competitividade do setor cafeeiro frente às demais regiões produtoras, em um cenário econômico que exige, cada vez mais, a profissionalização do setor agrário e a eficiência de utilização de recursos ambientais, econômicos e humanos.

A Embrapa Rondônia, desde a criação, em 1975, está comprometida com o cultivo do café na Amazônia e tem participado ativamente das iniciativas que promovem a cafeicultura regional. Tem, hoje, um significativo banco de germoplasma, que permitiu o lançamento da primeira variedade de café - desenvolvida na região - e de outras variedades que, brevemente, serão disponibilizadas. Atua no Amazonas, de Silves às margens do rio Amazonas, aos cultivos de Apuí na Transamazônica, no Acre, no Mato Grosso e em todo o Estado de Rondônia. Conta com uma equipe qualificada de doutores e mestres trabalhando na criação e adaptação de tecnologias e na propagação do conhecimento dos mais diferentes temas relacionados ao café.

O livro tem a parceria da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau; e conta com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada