dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Seminário apresenta novas uvas tolerantes às velhas doenças
Cultivares tolerantes são uma boa opção porque também representam menores impactos econômicos e ambientais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Viviane Zanella, Embrapa Uva e Vinho
26/07/2016

Na tarde do dia 3 de agosto, a Embrapa Uva e Vinho e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane) promovem o seminário "Uva: Novas cultivares tolerantes a velhas doenças", no Auditório da empresa de pesquisa (Rua Livramento, 515 - Bento Gonçalves- RS). A programação contará com palestras dos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin e Patrícia Ritschel, e do Diretor Técnico da Vivai Cooperativi Rauscedo da Itália, Eugenio Sartori.

O uso de cultivares de videiras tolerantes a doenças fúngicas, como o míldio ou o oídio, em especial em regiões de clima úmido, como a Serra Gaúcha, representa muitos benefícios. Segundo o pesquisador Adeliano Cargnin, entram como pontos favoráveis o manejo simplificado, com um número reduzido de aplicações de produtos, por exemplo. "A uva tolerante tem melhor qualidade, pois a planta é sadia, as folhas conseguem realizar melhor a fotossíntese. As cultivares tolerantes são uma boa opção, pois, de forma resumida, representam menores impactos econômicos e ambientais", pontua.

O desenvolvimento de cultivares tolerantes ao míldio se enquadra na perspectiva de uma produção mais sustentável, que tem sido um conceito prioritário para o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, desde o seu início em 1977. No segmento de vinhos, o Programa já desenvolveu cultivares tolerantes, como BRS Lorena e BRS Margot, cujos vinhos remetem aos produtos elaborados com uvas europeias. "Outras seleções avançadas, seguindo este mesmo conceito, estão sendo testadas e devem ser lançadas em breve" , comenta a pesquisadora Patrícia Ritschel, que coodena o Programa de Melhoramento de Uva, juntamente com o pesquisador João Dimas Garcia Maia. Mais recentemente, as cultivares de uvas de mesa tolerantes ao míldio, 'BRS Vitória', 'BRS Isis, as duas sem sementes, e a 'BRS Núbia', com sementes, foram lançadas pelo Programa e seu cultivo vem se expandindo rapidamente no polo Petrolina-Juazeiro.

Já o italiano Eugenio Sartori irá apresentar novas alternativas de cultivares para a elaboração de vinho e que são tolerantes ao míldio, fruto do melhoramento genético na Itália. Sua palestra contará com tradução consecutiva.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: cnpuv.inscricoes@embrapa.br. Mais informações pelo telefone (54) 3455-8071.

Serviço
Seminário: Uva: Novas cultivares tolerantes a velhas doenças
Dia: 3 de agosto
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves – RS
Programa:
13h30 - Recepção e Abertura
13h45 - Palestra: Avaliação de clones de variedades viníferas em áreas de Indicação Geográfica - Adeliano Cargnin
14h30 - Palestra: Programa de Melhoramento Genético da Uva - Patrícia Ritschel
15h15 – Intervalo e degustação de vinhos elaborados com cultivares do Programa de Melhoramento de Uva
15h 45 - Novas Cultivares de V. vinifera tolerantes a doenças - Eugenio Sartori
17h 15 – Encerramento

Inscrições: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: cnpuv.inscricoes@embrapa.br

Informações: (54) 3455-8071

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada