dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Desequilíbrios nas pragas em cafezais
Fortes ataques do bicho mineiro estão relacionados a diversos fatores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
J.B. Matiello, agrônomo da Fundação Procafé; Lazaro S. Pereira, agrônomo da Agropecuária Ouro Verde, e Leandro R. Freitas, agrônomo da Campo Verde Agronegócios
27/07/2016

Ultimamente, tem havido muitas reclamações, chegadas dos técnicos de campo, sobre falhas ou ineficiência de controle após aplicações de inseticidas, usados contra as principais pragas do cafeeiro, especialmente em relação ao bicho mineiro.

Temos constatado esse problema de falta de eficiência, em certos casos, em visitas em algumas fazendas, nas quais foram empregadas as recomendações conhecidas e atualizadas, em termos de produtos, doses e modos de aplicação de inseticidas, mas sem o resultado desejado. As maiores falhas de controle do bicho mineiro têm sido verificadas na cafeicultura dos cerrados, do Triângulo Mineiro, no Norte/Noroeste de MG e no Oeste da Bahia, regiões de clima um pouco mais quente e seco.

Nessas áreas têm sido utilizados diferentes produtos, via solo ou via foliar, com neonicotinóides, antranilamidas, spinosina, piretróides, tiocarbamatos e fisiológicos, que são, hoje, os principais grupos inseticidas registrados para o controle do bicho mineiro.

Discutindo com os técnicos de campo e observando as condições nas lavouras, temos verificado que o forte ataque do bicho mineiro, em desequilíbrio, e a falta de controle pode estar relacionada a:

- Ocorrência de temperaturas altas e menos chuva nas áreas, influindo sobre a melhor condição para o ataque, e, por outro lado, reduzindo a absorção/translocação dos produtos nas plantas.

- Uso, em doses elevadas de inseticidas vários, pra o controle da broca dos frutos, especialmente os a base de Clorpirifós. Doses maiores usadas foram devidas à menor eficiência dos produtos em relação ao tradicional, retirado de mercado.

- Desconfiança, sem comprovação, de aumento na resistência da praga aos inseticidas, provavelmente de forma quantitativa, exigindo aplicação de doses mais elevadas.

Ressalta-se que os fatores normais de desequilíbrio de pragas são conhecidos, como sendo a ação de defensivos sobre inimigos naturais, a ação climática e a susceptibilidade da planta e dos insetos, por efeito do manejo e da seleção natural.

Com as aplicações indiscriminadas e de forma quase desesperadora de inseticidas, buscando contornar os problemas, houve desequilíbrio para outras pragas, secundárias. Assim, verificam-se ataques anormais de ácaros, de cochonilhas e de lagartas.

Agora, para que se possa ter mais segurança no controle, deve-se voltar à normalidade, assim:
- Cuidar para não exagerar no uso de produtos inseticidas.
- Fazer aplicações sequenciais, visando reduzir a população da praga, com combinação ou alternância de ativos.
- Sempre aplicar doses adequadas, agora devendo ser mais altas (não subdoses) e com menor frequência, buscando quebrar o ciclo da praga. Buscar combinação de ativos que atuem, também, contra adultos.
- Ativar a liberação/registro de ativos novos.
- Ativar estudos para verificação de eventuais populações resistentes a inseticidas.
- Estudar as condições de absorção/translocação de alguns ativos, quanto a pH da água, condição de plantas estressadas, efeito de temperatura, etc.
- Acelerar a introdução de variedades resistentes ao bicho mineiro.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pragas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada