dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural    
Emater e Sebrae Minas assinam acordo para o desenvolvimento da cultura do abacaxi e do Queijo Minas Artesanal
O objetivo é somar competências no planejamento e na execução de ações para levar mais conhecimentos aos produtores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Varella, Emater-MG
28/07/2016

A Emater-MG assinou nesta quarta-feira (27) um Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae Minas para promoção de arranjos produtivos no setor rural. O objetivo é somar competências no planejamento e na execução de ações para levar mais conhecimentos aos produtores, promover a inovação no campo e ampliar o acesso a mercados. O acordo abrange quatro Regionais da Emater–MG: Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Dois planos de trabalho desta parceria já estão em execução: o Queijo Minas Artesanal de Araxá, no Alto Paranaíba, e o abacaxi de Frutal, no Triângulo Mineiro.

“Além da extensão rural, da assistência técnica e do acompanhamento das propriedades, teremos agora um aumento de serviços para apoiar os negócios rurais. Temos que trabalhar as cadeias produtivas como um processo contínuo, desde a produção até o beneficiamento e comercialização. E o Sebrae é um forte aliado neste processo”, explicou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

No caso do Queijo Minas Artesanal, a parceria prevê aumentar o número de produtores certificados, buscar a indicação geográfica do queijo de Araxá e implantar uma central de comercialização de queijos. Já com a produção de abacaxi em Frutal, será feito um estudo de mercado por meio de levantamento de informações, um aprimoramento do sistema de associação/cooperativismo, além do desenvolvimento de ações de apoio às realização de feiras de agronegócios do abacaxi e de comercialização para os mercados institucionais. Também será organizado um seminário voltado para a obtenção de crédito rural para a atividade.

“Já existiam ações pontuais de parceria entre a Emater-MG e o Sebrae. Com a assinatura do acordo, vamos potencializar, organizar e nortear esse trabalho, pautado em ações organizadas, com planos bem definidos, evitando sobreposição de ações”, disse o gerente regional da Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, o trabalho envolvendo os arranjos produtivos do queijo e do abacaxi será expandido para outras atividades e outras regiões. “Essa duas ações servirão para um aprendizado do trabalho em conjunto entre as instituições, mas brevemente estaremos juntos em todo o Estado”, afirmou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada