dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Simpósio na França discute avanços de pesquisas contra a murcha bacteriana
Doença afeta centenas de espécies vegetais em especial em países de clima tropical e subtropical
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
15/08/2016

De quatro em quatro anos, vindos de várias partes do mundo, pesquisadores e estudantes ligados à pesquisa com a murcha bacteriana marcam presença no Simpósio Internacional de Murcha Bacteriana (IBWS). Este ano, a cidade francesa de Toulouse sediou - entre os dias 02 a 07 de julho - o evento, já realizado na Carolina do Norte (EUA), em Guadalupe (Antilhas Francesas), em Nelspruit (África do Sul), em York (Inglaterra) e Wuhan (China). Causada pelo patógeno de solo pertencente ao gênero Ralstonia, um dos mais estudados entre as bactérias, a murcha bacteriana afeta centenas de espécies vegetais, em especial em países de clima tropical e subtropical.

Presente nos quatro últimos simpósios, o pesquisador Carlos Alberto Lopes, da área de Fitopatologia da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) teve, nesta sexta versão do IBWS, a oportunidade de atualizar os resultados que têm sido obtidos no trabalho de seleção de clones de batata resistentes à murcha bacteriana, e que conta com o apoio do CNPq. Idealizador da metodologia pioneira e única no mundo, envolvendo cruzamentos para obtenção de sementes, transplantes e inoculação com suspensão bacteriana, e com várias etapas de seleção de clones em casas de vegetação e no campo, o pesquisador explica que o processo continua e os resultados mais concretos referem-se aos clones que apresentam características bastante promissoras com relação à doença.

"Vamos colher no final do mês por volta de mil clones que vão ser avaliados, o que representa um avanço, pois há boas perspectivas de que existam materiais melhores dos que já foram analisados até agora", aponta Lopes, que vai apresentar seminário sobre o tema na Embrapa Hortaliças no dia 25 de agosto próximo. Ele adianta que a sua apresentação diz respeito à atualização dos trabalhos relacionados ao controle da murcha bacteriana no cultivo de batata, e que incluirá também suas impressões acerca do simpósio na França que, a exemplo dos anteriores, teve como foco dominante os avanços verificados na área molecular.

"Há progressos importantes nessa área, a partir do entendimento acerca da variabilidade fenotípica e genotípica do patógeno dentro da parte molecular, e o que acontece, por exemplo, quando a bactéria ataca a planta, quais as respostas e interações bioquímicas ao patógeno e também o processo de rompimento ou não das barreiras do vegetal", alinha o pesquisador, para quem essas experiências são importantes para uma compreensão maior dessas questões com reflexos nos mecanismos de controle da murcha bacteriana.

Tópicos do Simpósio
O evento de Toulouse contou com 123 participantes de 24 países e, do Brasil, além de Lopes, participaram Thaís Santiago e Maurício Rossato, ex-orientandos do pesquisador e que desenvolveram teses de doutorado sobre o tema nas Universidades Federal de Viçosa e de Brasília, respectivamente.

Entre as atividades da agenda cumprida pelo fitopatologista durante o evento, destaque para o compromisso assumido de atuar, como representante da América do Sul, na edição dos tópicos Melhoramento, Ecologia e Epidemiologia na conceituada plataforma Frontiers in Plant Science, em seção criada para publicação de matérias e artigos sobre a murcha bacteriana.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada