dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Morango: Incaper lança cartilha sobre boas práticas de colheita e pós-colheita
Para a obtenção dos frutos com o padrão de qualidade esperado pelo consumidor, há a necessidade de um conjunto de boas práticas, seja na fase de produção de colheita, seja na de pós-colheita
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vanessa Capucho, Incaper
17/08/2016

O morango é um fruto bonito, apreciado por seu sabor, aroma, valor nutritivo e baixo teor calórico. No entanto, para a obtenção dos frutos com o padrão de qualidade esperado pelo consumidor, há a necessidade de um conjunto de boas práticas, seja na fase de produção de colheita, seja na de pós-colheita. Para auxiliar os produtores do Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibiliza on-line a cartilha de “Boas Práticas de Colheita e Pós-Colheita: Qualidade e Aproveitamento do Morango”.

Embora algumas práticas na colheita e na pós-colheita possam contribuir para que se alcance um padrão de qualidade, há características que dependem das ações aplicadas na fase de produção, tais como a escolha da cultivar, o manejo da cultura, desde a produção das mudas, e outras características que sofrem interferência de fatores do meio ambiente, como clima, pragas e doenças.

“Tratou-se nesse documento técnico, primeiramente, disponibilizar conhecimentos que possam contribuir com os técnicos no seu atendimento aos agricultores, para que eles possam atingir a finalidade com seus empreendimentos com o morango. E também ser uma fonte de conhecimentos, para ser usada diretamente pelos agricultores, no que se refere ao manejo eficiente na fase de colheita e de pós-colheita do fruto, destinado ao mercado para consumo in natura, visando à redução de perdas de padrão do fruto” ressaltou o chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural – Centro Serrano, José Mauro de Souza Balbino.

Balbino explica que outro objetivo, com o desenvolvimento da cartilha, é disponibilizar conhecimentos que possam despertar os agricultores para opções de negócios com os frutos, agregando assim mais valor ao empreendimento e consolidando alternativas para que não haja desperdício com o produto.

Baixe a cartilha aqui

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada