dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Plantio Direto      
Evento sobre plantio direto na palha com destaque a ambiente e renda na agricultura brasileira
Sistema de plantio direto e os sistemas integrados de produção serão alguns dos destaques do encontro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Hélio Magalhães, Embrapa Arroz e Feijão
17/08/2016

A 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 15 ENPDP será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Samambaia, em Goiânia (GO), reunindo pesquisadores, professore e alunos de agronomia, técnicos e extensionistas rurais, produtores e consultores da agropecuária do país.

Esta edição de 2016 é realizada pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Arroz e Feijão e tem como foco ‘Palha, Ambiente e Renda'.

Participam, também, na organização do evento a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater/GO), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea GO), Aprosoja GO, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), entre outras instituições públicas, fundações, cooperativas e agências de fomento à pesquisa.

Durante os três dias de encontro serão apresentadas as pesquisas e práticas referentes aos sistemas de produção agrícola, meio ambiente e geração de renda para os agricultores, entre outros temas, como a diversificação de espécies agrícolas e a minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

A conferência de abertura será realizada pelo analista financeiro do Canal Rural, Miguel Daoud, com o tema ‘oportunidades e desafios do agronegócio'. Na programação geral, serão apresentados seis painéis distintos, com temas sobre correção de solo e matéria orgânica para implementação do plantio direto; situação do SPD no Brasil; sistema de plantio direto e os sistemas integrados de produção; boas práticas e racionalização de insumos na agricultura; manejo da biologia em agroecossistemas; manejo de estresse hídrico em lavouras com alta tecnologia.

Os participantes poderão, ainda, realizar alguns dos dez minicursos oferecidos: Estratégias de coberturas para outono/inverno; Plantio direto em hortaliças; Sistemas ILPF; Irrigação por aspersão x gotejamento em larga escala; Biologia do solo; Biomassa para geração de energia elétrica; Proteção de nascentes; Cana-de-açúcar em plantio direto; Manejo da lavoura com agricultura de precisão; e, Plantio direto na fruticultura.

Dia de campo
Os sistemas integrados de produção veem ganhando importância na última década como um forte aliado à mitigação de emissão de gases na atmosfera, principalmente com a utilização da integração lavoura pecuária (ILP).

Este será um dos temas do dia de campo a se realizar na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão, no dia 22, em que os pesquisadores apresentarão as mais recentes informações sobre gás de efeito estufa relacionados à agricultura e mudança do uso da terra e, ainda, sobre estratégias para mitigar tais emissões e aumentar o sequestro de carbono (C) no sistema solo x planta em ILP.

Outro ponto a ser destacado no dia de campo terá como foco principal o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças com plantas de cobertura para minimizar os riscos e os prejuízos causados por elementos que vem se tornando imperativo para os produtores, em Sistema de Plantio Direto (SPD).

Estes procedimentos vêm melhorando a qualidade do sistema, adotando a rotação de culturas e a diversificação de espécies, além do uso do manejo integrado e do controle biológico.

Os participantes da 15ª edição do ENPDP terão a oportunidade de atualizar conhecimentos em relação à rotação de culturas, controle de invasoras resistentes, manejo de doenças do solo, controle biológico de pragas e doença como nematoides, fertilidade do solo, stress hídrico, mecanização agrícola, sistemas integrados de produção, sem perder de vista a conservação do solo e da água e as características do ambiente das lavouras para a melhoria da eficiência da produção e renda da atividade agropecuária nacional.

Para mais informações, acesse: http://www.15enpdp.com.br/

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada