dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente    
Agricultores familiares analisam impactos ambientais de suas práticas agrícolas
Participantes de seminário receberam capacitação sobre os insetos aquáticos e aprenderam a reconhecer os principais grupos na escala de sensibilidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
17/08/2016

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Kathia Sonoda falou sobre insetos aquáticos como indicadores de qualidade ambiental para estudantes de ciências biológicas, em 9 de agosto, na Unimep, campus Piracicaba, SP. O seminário abordou, além da introdução a esses insetos, suas participações nos ambientes naturais.

Conforme ela, as matas ripárias possuem diversas funções ecológicas nos ambientes terrestres e aquáticos, e por estarem no ecótone (região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas) entre esses ambientes, recebem influência de ambos. “Animais e plantas que ali habitam são beneficiados com alimentos fornecidos pelo ecossistema aquático na forma de insetos emergentes. Há também a ciclagem de nutrientes devido ao consumo de matéria orgânica proveniente da mata e que, ao ser degradada, retornam a essa mesma vegetação”. Em contrapartida, continua a pesquisadora, a cobertura vegetal controla a temperatura da água pelo efeito de sombreamento pela copa, as raízes auxiliam na retenção do solo, diminuindo o assoreamento dos cursos d'água”. Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios e interações entres os ambientes, completou”.

Alterações no entorno do ambiente aquático, seja lótico – de águas correntes, ou lêntico – de águas paradas - influenciam nestas interações e, por sua vez, irão repercutir sobre as comunidades que habitam a água.

Como os insetos aquáticos são organismos com diferentes graus de resistência a alterações ambientais, alguns grupos são reconhecidos como muito sensíveis a perturbações e desaparecem, enquanto que outros, muito resistentes, são capazes de sobreviver às mais severas poluições, apontando que o ecossistema se apresenta comprometido. Assim, esclarece Kathia, a composição taxonômica da comunidade, o balanço entre as participações numéricas de cada grupo, em função da taxonomia ou das categorias funcionais, indicam o grau de (des)equilíbrio da comunidade frente às alterações ambientais.

Vários projetos que utilizam a entomofauna aquática executados na Embrapa abordam temas variados como agricultura familiar, aquicultura/piscicultura, recuperação de bacias hidrográficas, além de valoração de serviços ambientais.

Kathia cita como exemplo o resultado do Projeto Ações de uso e manejo da sociobiodiversidade de sistemas agrícolas e extrativistas visando a segurança alimentar e geração de renda de agricultores familiares do Território do Alto Rio Pardo, liderado por João Roberto Correa, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF). Nele, os agricultores e técnicos agrícolas participaram de capacitação sobre os insetos aquáticos e aprenderam a reconhecer os principais grupos na escala de sensibilidade (alta, média e baixa) e atribuir pontos a esses grupos. Isto permitiu que analisassem a qualidade ambiental dos córregos no entorno de suas propriedades e verificassem, por eles mesmos, que apesar de não haver grandes fontes poluidoras, as práticas agrícolas adotadas resultavam em baixa qualidade, o que em efeito cascata (devido à teia alimentar, onde os insetos são alimentos de peixes, aves e outros animais), contribuía para diminuir os itens disponíveis para a alimentação deles".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada