dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Boas Práticas        
Agricultores familiares se capacitam em produção de compostagem e biofertilizantes
Dias de campo buscaram capacitar os agricultores em sistemas de compostagem, biofertilizantes aeróbicos e anaeróbicos e manejo da matéria orgânica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
18/08/2016

Agricultores familiares do Assentamento Sepé Tiaraju, em Serra Azul, SP, participaram de dias de campo sobre compostagem e biofertilizantes em junho, organizados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Cooperativa agroecológica de manejo e conservação da biodiversidade dos agricultores familiares (Cooperecos) do Assentamento Sepé Tiaraju, Cooperativa Agroecológica de Manejo e Conservação da Agrobiodiversidade dos Agricultores Familiares do Assentamento Sepé Tiaraju (Cooperagro Sepé), Associação Agroecológica de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar (Fraterra) e Instituto Biossistêmico (IBS-Incra).

Conforme Luiz Octavio Ramos Filho, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores, o atual modelo produtivo hegemonicamente difundido é caracterizado pela dependência externa de sementes, fertilizantes, agrotóxicos e insumos agrícolas em geral.

“Este modelo, devido ao intenso uso de agroquímicos, é responsável, em grande parte, pela crise socioambiental que a humanidade atravessa, afetando a biodiversidade, a perda de autonomia dos agricultores familiares, contaminando os cursos d´água superficiais e subterrâneos. No contexto da região de Ribeirão Preto, a situação é ainda mais alarmante, por caracterizar uma região de recarga do Aquífero Guarani”, alerta o pesquisador.

Para o acadêmico Ruben Gouveia, que também coordenou e ministrou os dias de campo, uma das alternativas ao modelo produtivo convencional caminha pela agroecologia e os sistemas de produção de base ecológica, onde a ciclagem de nutrientes e o correto manejo da matéria orgânica são pilares fundamentais de sustentabilidade dos sistemas produtivos ao longo do tempo. Neste sentido, Ruben destaca a importância dos agricultores produzirem grande parte dos seus insumos orgânicos no próprio sítio, fortalecendo a autonomia em relação aos aportes externos e permitindo maior empoderamento quanto ao uso destas tecnologias.

Neste sentido, os dias de campo buscaram capacitar os agricultores em sistemas de compostagem, biofertilizantes aeróbicos e anaeróbicos e manejo da matéria orgânica, por meio de uma programação que contemplou a fundamentação conceitual sobre as bases da nutrição vegetal, macro e micro nutrientes, equilíbrio nutricional (teoria do barril), húmus, fontes locais de nutrientes, transformações biológicas e trofobiose.

Em seguida, os participantes realizaram a prática de montar uma pilha de composto a céu aberto, utilizando materiais orgânicos disponíveis na propriedade (esterco de vaca e de galinha, capim triturado, restos de culturas e bambu), além do preparo inicial de biofertilizante anaeróbico em barris plásticos de 80 litros, usando como ingredientes alguns insumos disponíveis no local (esterco de vaca, cinzas, leite, garapa) e outros adquiridos fora, como farinha de osso e diversos sais com micronutrientes.

As capacitações foram realizadas nos lotes de Antônio Constantina e de Áurea Correa, com grande participação das famílias de agricultores do assentamento, além de estudantes e técnicos convidados.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada