dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Pesquisa    
Setor industrial pode ter mais lucro investindo em pesquisas com microrganismos e enzimas
Microrganismos não só tem aplicação na parte de agroindústria de alimentos, mas também em indústria química, de energia e de materiais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Daniela Collares, Embrapa Agroenergia
25/08/2016

Os resíduos das indústrias estão sendo cada vez mais utilizados como matérias-primas para outros produtos. Esta prática que está inserida no conceito de biorrefinaria, em que tudo é aproveitado, gerando produtos de valor agregado e mitigando resíduos potencialmente poluidores. É neste contexto de economia circular que a Embrapa Agroenergia desenvolve a maior parte das suas pesquisas. Em janeiro deste ano, quando foi credenciada como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII, a Embrapa Agroenergia ganhou mais uma ferramenta para promover projetos em colaboração com indústrias e empresas privadas.

Bruno Brasil, pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador Unidade EMBRAPII nesta Unidade de pesquisa, explica que o recurso financeiro aportado pela Embrapii fica a disposição da Embrapa para contratação de projetos em parceria com o setor industrial. "A partir do momento em que o contrato for assinado entre a Embrapa e a empresa parceira, o recurso financeiro já é disponibilizado para começar a execução do projeto" esclarece Bruno.

Serão desenvolvidos ativos tecnológicos com foco em inovação para o setor industrial. Uma vez desenvolvidos, os ativos passíveis de proteção industrial serão depositados no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em cotitularidade entre a Embrapa e a empresa. A exploração econômica desse ativo poderá ser realizada exclusivamente por parte da empresa parceira, sendo isso definido desde a assinatura do contrato do projeto. "Assim a empresa pode recuperar seu investimento e ainda aumentar sua competitividade", destaca Bruno Brasil.

Os microrganismos
A Embrapa Agroenergia desenvolve trabalhos com microrganismos desde 2007, com destaque para processos fermentativos relacionados à produção de etanol e outros químicos renováveis, ao uso de efluentes ou resíduos para produção do biogás e à produção de pigmentos e óleos especiais de algas. Outro ponto forte é a linha de pesquisa sobre enzimas visando à desconstrução de biomassa celulósica para produção de etanol de 2° geração e novas aplicações para os setores industriais oleoquímico, têxtil e de nutrição animal.

Uma das missões da Embrapa Agroenergia é mostrar que os microrganismos não só tem aplicação na parte de agroindústria de alimentos, mas também em indústria química, de energia e de materiais. Os trabalhos desenvolvidos na Unidade compreendem: Microrganismos para produção de biocombustíveis e geração de energia; Microrganismos para produção de químicos renováveis e biomateriais; Microrganismos para remediação e agregação de valor a resíduos e subprodutos agroindustriais; Enzimas de origem microbiana para uso industrial; Enzimas produzidas por microrganismos geneticamente modificados; e Processos enzimáticos para transformação de biomassa e seus derivados.

Bruno relata que os microrganismos são peças chave para atender de forma eficaz as demandas na transição de uma economia baseada em fontes fósseis para a bioeconomia. "Microrganismos são vistos em uma biorrefinaria como um agente transformador de matéria-prima. A diversidade de microrganismos existentes no Brasil traz uma enorme versatilidade metabólica para gerar novos produtos" revela. O pesquisador ainda conta que outra característica dos microrganismos, que beneficia pesquisas focadas em melhoramento genético, é o ciclo de vida desses seres são curtos, podendo ser de minutos ou horas. Isso permite o alcance de resultados em prazos muito mais curtos, se comparados a pesquisas com animais ou plantas.

Manoel Souza, Chefe geral da Embrapa Agroenergia, em um artigo publicado no JornalAgroenergético nº 42, ressalta que as cadeias de produção e uso da cana-de-açúcar e da soja já trabalham no Brasil dentro da lógica de biorrefinaria. Da cana se produz o açúcar, o etanol anidro, o etanol hidratado e a bioeletricidade, entre vários outros produtos. Da soja, se obtém o farelo para alimentação animal – e consequentemente proteína –, óleo para a indústria alimentícia e para biodiesel, além do grão (quase metade da soja produzida no Brasil é exportada na forma de grão). Porém, ainda existe amplo espaço para inserção de novos produtos, com maior valor agregado. É importante também que, mais e mais, outras cadeias no nosso País recebam políticas de desenvolvimento que promovam a sua organização dentro desta lógica de biorrefinaria.

Unidade Embrapii

Em 2016, a Embrapa Agroenergia foi o primeiro centro de pesquisas do Centro-oeste credenciado a se tornar uma unidade EMBRAPII. Além disso, é única unidade da Embrapa a formalizar esta parceria até o momento. De acordo com Bruno Brasil, esse é um instrumento que as empresas têm a mão para buscar projetos inovadores com instituições de excelência em pesquisa. "As partes interessadas já iniciam a negociação sabendo exatamente quais são os termos, ou seja, o caminho a seguir para transformar aquela ideia em um projeto e executá-la". E complementa, "Esse é um instrumento que a Embrapa e a maioria das instituições de pesquisa no Brasil carecem, que é ter o recurso financeiro disponível a mão para que se possa fechar parceria público-privada a qualquer momento".

A EMBRAPII disponibiliza até um terço do montante de recursos, a Embrapa Agroenergia colabora com mais um terço, na forma de infraestrutura e mão-de-obra qualificada, e a empresa interessada entra com no mínimo o um terço restante. Outro beneficio é a flexibilidade. Pode ser feito um projeto curto, médio ou longo (até seis anos) e pode haver readequações no projeto ao longo de sua execução.

Para realizar as pesquisas, o quadro técnico da Embrapa Agroenergia é altamente especializado, formado por 93 empregados, sendo que integram esta equipe 40 doutores e 20 mestres dedicados aos trabalhos de PD&I. O restante da equipe garante apoio para que todos os processos estejam alinhados para a realização das atividades necessárias aos diferentes momentos do desenvolvimento tecnológico. A estrutura da Unidade para execução das pesquisas é composta por quatro laboratórios (Veja o link do folder institucional), uma área de plantas piloto e núcleo de apoio a culturas energéticas.

Mais informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Agroenergia acesse o portal. E, para pesquisas em parceria com a Embrapii no folder "Bioquímica de renováveis – microrganismos e enzimas".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada