dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Plantas Daninhas Resistentes - Um problema que não atinge apenas o Glifosato
Planejar o combate às plantas daninhas considerando diferentes estratégias, princípios ativos e modos de ação é essencial para garantir a eficácia no controle
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Danielle Castro Garcia, CBCPD 2016
26/08/2016

Experiências com diferentes produtos e em variados países comprovam que é preciso variar herbicidas, técnicas de manejo e modos de ação para combater a resistência. Na quarta-feira (24) as palestras e debates do Congresso Brasileiro das Plantas Daninhas trouxeram panoramas de outros países, com Shiv (Deepak) Shankhar, pesquisador da Syngenta na Inglaterra e Nilda Roma Burgos, da Universidade de Arkansas - EUA, que reforçaram a importância de se adotar diferentes modos de ação e diferentes herbicidas para assim evitar, ou tratar adequadamente, a questão da resistência.

Deepak abordou o desafio para controlar plantas daninhas resistentes aos herbicidas inibidores da CCAse. "A utilização de medidas proativas, incluindo diferentes tipos de herbicidas e métodos de controle não químicos são essenciais para conter o avanço da resistência", alertou.

A pesquisadora Nilda Burgos trouxe relatos de Amaranthus palmeri (Caruru) que apresentaram resistência não só ao Glifosato, mas também aos herbicidas inibidores da Protox (PPO) e chamou atenção para o fato de que o combate das plantas daninhas é único em cada situação, sofrendo influencia de diversos fatores. "Para implementar soluções precisamos conhecer o que aconteceu antes naquele campo. A velocidade com que os plantas daninhas estão se espalhando. Se existem diferentes tipos de plantas daninhas. Essas e outras perguntas, determinam as ações que podemos adotar para controlar a população de plantas daninhas em cada lavoura".

Como alerta principal, fica a mensagem de que outros tipos de herbicidas, e não apenas o Glifosato, estão sujeitos à resistência quando utilizados de forma incorreta ou como única alternativa de controle por determinado período. Desta forma, planejar o combate às plantas daninhas considerando diferentes estratégias, princípios ativos e modos de ação é essencial para garantir a eficácia no controle das plantas invasoras e não acelerar o processo de seleção de plantas daninhas resistentes.

Soluções integradas de manejo
Neste contexto de somar esforços e garantir caminhos alternativos frente à questão de espécies resistentes, as soluções integradas de manejo aparecem como uma possível solução. A recomendação é apostar em culturas de cobertura que possam ser utilizadas, principalmente no inverno (entressafra), para evitar que as plantas daninhas se espalhem, já que as invasoras "preferem" o solo desocupado.

"A palhada atua como uma barreira física, impedindo a emergência das plantas daninhas e também atua na produção de compostos alelopáticos, que interferem no desenvolvimento de outras espécies vegetais, como as plantas daninhas", explica Guilherme Braga Pereira Braz da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Dentre os exemplos abordados durante o CBCPD 2016 estão o consórcio do milho e braquiária; sorgo com braquiária e também o cultivo de milheto e crotalária. Alternativas que trazem múltiplos benefícios para o agricultor. "Todas essas espécies vão ter efeitos na supressão de plantas daninhas, além de beneficiarem o manejo de nematoides e a reciclagem de nutrientes - como o caso do milheto e crotalária -, melhorando dessa forma as características químicas, físicas e biológicas do solo", explica Alessandro Guerra da Silva da Universidade de Rio Verde – UniRV.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada