dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Manejo inadequado na lavoura pode provocar resistência a pragas
Problemas identificados em fazendas de MT estão sendo acompanhados por pesquisadores da Embrapa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
06/09/2016

A falta de uso ou o uso incorreto do manejo integrado de pragas (MIP) pode causar a perda de tecnologias disponíveis no campo. O manejo inadequado e o excesso de pulverizações têm contribuído para o aumento da resistência de pragas a herbicidas e para o ataque de lagartas a plantas Bt. Os problemas foram identificados em fazendas de Mato Grosso durante a terceira edição do Circuito Tecnológico do Milho e estão sendo acompanhados por pesquisadores da Embrapa.

O relatório do Circuito mostra que 44% dos produtores entrevistados no estado não fazem o MIP. A situação é mais grave na região leste, onde 79% dos produtores não adotam as estratégias do manejo integrado de pragas. E é justamente no leste do estado que está o maior problema com pragas de difícil controle. Naquela região, 30,8% dos produtores não alcançaram êxito no controle, mesmo fazendo sucessivas aplicações de inseticidas. Na média estadual, 20,2% dos entrevistados não conseguiram controlar as pragas das lavouras. A falta de rotação de moléculas, ou princípio ativo dos agroquímicos, é um dos responsáveis pela evolução de resistência dos insetos também a inseticidas.

Mesmo em lavouras com a presença do evento Bt, que confere à planta toxidez às lagartas, esses insetos estão causando danos à lavoura. Um provável motivo é o mau uso da tecnologia, sem respeito às áreas de refúgio recomendadas para evitar que as lagartas se adaptem às condições adversas da cultura transgênica.

O relatório aponta que 17,7% dos produtores assumem não plantar o refúgio, que são as áreas sem plantas geneticamente modificadas. Entre os que fazem o refúgio, a área média destinada é de 19,5% da lavoura, superior ao mínimo recomendado, que é de 10% da área para a cultura do milho.

Além disso, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta alerta para o fato de a não aplicação do manejo integrado de pragas (MIP) nas áreas de refúgio faz com que elas tenham pouca eficiência. Ele explica que o uso sem critérios do controle químico acaba matando os insetos suscetíveis, não possibilitando o cruzamento deles com os insetos resistentes. Com isso, surgem gerações somente de insetos resistentes que não serão afetados pelos agentes químicos.

Para acompanhar os problemas e tentar minimizá-los, além de ações de transferência de tecnologia voltadas para a importância de se fazer o MIP e de adotar as práticas corretas no uso das tecnologias transgênicas, os pesquisadores da Embrapa estão fazendo estudos em laboratório com lagartas coletadas nas lavouras durante o Circuito Tecnológico.

Os insetos são levados para os laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), e da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Uma das pesquisas avalia o percentual de sobrevivência dessas lagartas em milho com as tecnologias Bt mais plantadas em Mato Grosso, a VT Pro, Herculex e Viptera.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Simone Mendes, no acompanhamento que vem sendo feito pelo terceiro ano seguido, ainda não foi encontrada resistência na tecnologia Viptera. Já a tecnologia Herculex apresenta alto percentual de insetos sobrevivendo em milho. A tecnologia VT Pro, por sua vez, apresenta baixo percentual de lagartas resistentes. O resultado indica que os insetos resistentes já estão presentes na população, sendo necessário dobrar a atenção com estratégias de manejo de resistência como o refúgio e manejo integrado de pragas.

"Observamos que a evolução da resistência para a lagarta Spodoptera frugiperda na tecnologia VT Pro não tem ocorrido com a mesma velocidade do observado para a tecnologia Herculex", afirma Simone.

A pesquisadora explica que essas informações serão importantes para a tomada de decisão e planejamento do produtor. Conhecendo o comportamento de cada tecnologia e a população de pragas de sua região, ele poderá se programar melhor, quanto à aquisição de sementes e manejo da cultura no campo.

Na Embrapa Agrossilvipastoril são executados testes para verificar o nível de resistência das lagartas às moléculas disponíveis no mercado. "Isso é muito importante para saber quais as estratégias eficazes para contornar esse problema. Por exemplo, trabalhar com controle químico, fazer complementação com área de refúgio, ou outra? Em função desses resultados é que poderemos determinar uma melhor estratégia", explica Rafael Pitta.

As pesquisas ainda estão em andamento, entretanto, já é possível notar diferenças na resistência das lagartas coletadas no campo quando comparadas às populações criadas em laboratório.

Circuito Tecnológico
O Circuito Tecnológico do Milho acontece anualmente na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e conta com a participação da Embrapa e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao longo de uma semana, cinco equipes percorrem dezenas de propriedades nas principais regiões produtoras do estado. Nas visitas, os participantes acompanham a situação das lavouras e fazem entrevistas com os produtores e consultores. Os dados coletados são compilados em um diagnóstico da produção de grãos.

Com base nisso, é possível identificar as questões que possuem soluções já conhecidas, mas que ainda não chegaram até o campo, e aquelas nas quais falta conhecimento científico e existe a necessidade de serem estudadas.

"Em função dos resultados, elencamos prioridades e definimos se realmente precisamos de pesquisa para isso ou se é simplesmente uma falta de divulgação de um resultado. Neste caso podemos direcionar para a área de transferência de tecnologia", explica Rafael Pitta.

Um exemplo de pesquisa que teve início com base nas informações coletadas no Circuito Tecnológico é o consórcio de milho com Crotalária. As visitas às fazendas mostraram que havia grande interesse dos produtores nesse sistema para reduzir os problemas com nematoides. Porém faltam informações técnicas sobre o tema.

Com base nisso, a Embrapa iniciou pesquisas para determinar quais as espécies de crotalária melhor consorciam com milho e quais as densidades ideais. Os experimentos já estão sendo realizados em Sinop com cinco densidades diferentes de C. spectabilis e C. Ochroleuca.

De acordo com o pesquisador Edison Ramos, o trabalho é multidisciplinar e busca chegar a um modelo que reúna pouco, ou nenhum, impacto na produtividade no milho com benefícios como a redução da infestação por nematoides, aumento do teor de nitrogênio e da palhada no solo, sem gerar problemas com doenças e pragas.

A pesquisa começou no início deste ano e vai acompanhar dois ciclos soja-milho, avaliando, inclusive, os impactos dos consórcios na cultura da soja.

MIP
O manejo integrado de pragas consiste no monitoramento contínuo da lavoura e do sistema produtivo a fim de se conhecer e quantificar a incidência de pragas e seus danos. De acordo com a incidência, é tomada a decisão sobre a necessidade ou não de adotar o controle, bem como sobre qual estratégia deve ser usada neste controle.

Entre as estratégias usadas no MIP estão o controle varietal, com uso de materiais genéticos resistentes ou tolerantes a determinada praga, o controle biológico, com uso de inimigos naturais, como vírus, bactérias e outros insetos, controle comportamental com uso de feromônios e ainda o controle químico. Para introduzir o monitoramento, o MIP utiliza ferramentas como armadilhas luminosas, de solo ou de feromônio, panos de batida, além da observação nas plantas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo Integrado
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada