dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pesquisa    
Pesquisadores latinos publicam artigo sobre genômica de micobactérias em revista da OIE
Cientistas relatam a contribuição da genômica nos estudos de evolução, virulência, epidemiologia e diagnóstico de micobactérias
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Dalízia Aguiar, Embrapa Gado de Corte
22/09/2016

A parceria dos países latinoamericanos em ciência acaba de render mais um fruto. Os pesquisadores Martin Zumarraga, Mariana Viale, Angel Cataldi, Maria Isabel Romano e Fabiana Bigi do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA-Argentina), Ana Maria Zarraga da Universidade Austral de Chile e Flábio Ribeiro Araújo da Embrapa (Brasil) publicaram um artigo científico sobre a genômica de micobactérias no caderno temático “A genômica de patógenos e suas possibilidades de aplicações”, na revista oficial da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), volume 35/2016.
 
Na publicação, os cientistas relatam a contribuição da genômica nos estudos de evolução, virulência, epidemiologia e diagnóstico de micobactérias. O gênero Mycobacterium engloba agentes patógenos que causam graves enfermidades, como a tuberculose, em especial, o M. bovis, importante para a saúde pública pela possibilidade de infectar também humanos. “Devido a este último ponto e ao impacto da tuberculose e paratuberculose na produção animal houve um avanço significativo em conhecimento dos agentes patógenos e a interação com seus hospedeiros”, afirma o bioquímico do INTA Zumarraga.
 
Entre os avanços, Martin Zumarraga e Flábio Ribeiro destacam o sequenciamento dos genomas de micobactérias patógenas, considerado um divisor nos estudos. Outro destaque apontado por eles e presente no artigo é a etapa anterior ao sequenciamento, na qual se desenhou as bases evolutivas do gênero Mycobacterium e se decifrou os principais mecanismos de virulência das espécies patógenas. O imunologista da Embrapa Flábio Ribeiro explica que o sequenciamento é uma ferramenta que abre a pesquisa para uma série de oportunidades, como avaliar a diversidade de isolados em diferentes partes do mundo, sob a ótica de mercado; e avaliar a persistência de um foco de tuberculose em determinada região.
 
As equipes dos dois pesquisadores trabalham juntas em várias linhas de pesquisa relacionadas à tuberculose bovina. A genômica está diretamente ligada ao desenvolvimento de métodos de diagnóstico molecular. O estudo filogenético de isolados do Brasil, Argentina e Estados Unidos também é foco dos cientistas, que auxilia no conhecimento pleno da epidemiologia da doença.
 
Revista
O compêndio da OIE reuniu os pontos de vista de cientistas de diversos países sobre as possibilidades de aplicação das técnicas de sequenciamento a biologia das infecções. Ao todo são 19 artigos, divididos em três temas, com participações científicas de países como os Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes. A América Latina é representada nesse artigo dos pesquisadores, inédito na vida acadêmica dos sete especialistas. Esta edição é de responsabilidade editorial dos renomados pesquisadores Pablo Murcia, Massimo Palmarini e Sándor Belák.

A OIE foi criada em 1924 com o objetivo de combater as enfermidades animais. Para isso, a Organização define diretrizes, com embasamento científico, que garantam o fornecimento seguro de alimentos de origem animal. Para os países membros, como Brasil, Argentina e Chile, e suas respectivas instituições de pesquisa, a efetiva participação na entidade representa um reconhecimento por parte da OIE e, por consequência, da Organização Mundial do Comércio (OMC), que reconhece as normas elaboradas pela OIE.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada