dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Zoneamento    
Prazo de envio de sugestões para o zoneamento termina nesta sexta, 23
Medida foi tomada durante reunião da comissão de Defesa Agrícola
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
23/09/2016

Na primeira reunião da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) do ciclo 2016/17, o prazo para envio de contribuições para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) foi ampliado para nesta sexta-feira (23). Essas sugestões serão consideradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na atualização da metodologia adotada para a elaboração do zoneamento.

“É a primeira vez que o agricultor está tendo a oportunidade de contribuir na construção dessa importante ferramenta. Nossos associados de todas as regiões do estado foram convocados a participar”, comenta o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Além do zoneamento, a comissão de Defesa Agrícola abordou vários outros temas. O programa Soja Livre, que fomenta a produção de soja convencional em Mato Grosso, está sendo reestruturado e a Aprosoja integra o grupo gestor responsável por esse processo. Até o final deste mês, a expectativa é de que as linhas mestras das ações para o ciclo 2016/17 já estejam alinhadas com a Embrapa e demais parceiros da iniciativa.

Um ponto de atenção abordado durante a reunião foi o recebimento de alguns relatos de produtores que viram a entrega de suas cargas de semente de soja ser cancelada pelas sementeiras. “Nos casos que tivemos conhecimento, a suspensão da entrega ocorreu devido à baixa qualidade das sementes, gerada pelas dificuldades de clima na safra anterior”, observa Roseli Giachini, segunda vice-presidente Norte da Aprosoja e coordenadora da comissão.

O assunto ainda será devidamente avaliado pela Comissão. “Estamos com o plantio liberado e caso os relatos se tornem frequentes, faremos um diagnóstico aprofundado do problema”, antecipa a coordenadora da Comissão. Roseli lembra ainda que, recentemente, a Aprosoja divulgou o Informe Técnico 132 orientando seus associados sobre como proceder nesta safra.

Tecnologia
Um dos destaques da reunião realizada na terça-feira (20) foi a conexão com associados e supervisores dos núcleos de Nova Mutum, Tangará da Serra, Sorriso, Vera, Campo Verde, Canarana e Querência. “O uso de videoconferência permite que o alcance das nossas ações se amplie. É fundamental para chegarmos onde todos nossos associados estão e possam participar ativamente das discussões”, afirma Ribas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada