dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Incidência de doenças no milho depende de sistemas de produção
Diversidade de sistemas de produção do milho no Brasil influencia na intensidade de doenças das lavouras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Elaine Pinto, Fepagro RS
27/09/2016

O tipo de plantio, manejo de solo, a ausência ou presença de irrigação, a utilização de mais de uma espécie em sucessão, rotação ou consórcio: todas são variáveis que determinam a incidência ou não de determinadas doenças no milho. Este foi o tema da palestra apresentada pelo professor Ricardo Trezzi Casa, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), no primeiro dia do 31° Congresso Nacional de Milho e Sorgo, com mediação do pesquisador da Fepagro Sergio Lannes Dias.

De acordo com o professor, a diversidade de sistemas de produção do milho no Brasil influencia na intensidade de doenças das lavouras. “Em cada sistema de cultivo, há prevalência de alguns fitopatógenos específicos, em virtude da manutenção e aumento da densidade e potencial de inoculo”, detalhou.

Como exemplo, ele citou a monocultura de milho em sistema plantio direto em solo compactado e com baixa fertilidade, que tem se mostrado uma situação preocupante no manejo de doenças do colmo no cultivo de segunda safra na região Centro-Oeste. Já a semeadura de milho em sucessão aos cereais de inverno na região Sul afeta a estabilidade da produção, pelos danos causados por doenças do colmo e da espiga. “De qualquer forma, independentemente do sistema de cultivo, o genótipo, a sanidade da semente e o controle químico têm papel fundamental”, alertou.

Casa defende que mais estudos específicos sejam realizados para correlacionar as doenças com outras variáveis, como arranjo e população de plantas, época e escalonamento de semeadura, sistemas de adubação, métodos de irrigação e épocas e técnicas de colheita. “São exemplos de estratégias conjuntas a serem mais exploradas nos diferentes sistemas de produção, visando o manejo integrado de doenças do milho”, finalizou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada