dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Genética    
Emater-GO e Caramuru firmam parceria na produção de cultivares
Variedades de soja desenvolvidas pela Agência de Inovação Rural serão validadas nas unidades da empresa em Goiás e Mato Grosso
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Laryssa Carvalho, Emater-GO
29/09/2016

O Programa de Validação Participativa, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), conquistou os representantes da Caramuru Alimentos. Na última quarta-feira (28/9), o presidente da Emater, Pedro Arraes e a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, estiveram reunidos para alinhar a parceria que tem como objetivo, produzir grãos e cultivares de soja convencionais desenvolvidos pela Agência Goiana de Inovação Rural.

O Programa da Emater, elogiado pela equipe da Caramuru, tem como finalidade realizar a validação de cultivares em regiões goianas desenvolvidas em outros estados. Segundo Maria José Del Peloso, alguns dos trabalhos de validação já são realizados em vários municípios goianos., inclusive na região sul que conta com as atividades da Caramuru Alimentos.

Na prática

Segundo a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, a parceria se concretizará por meio da produção de grãos e cultivares desenvolvidas pela Emater. “A equipe ficou interessada em conhecer o nosso material genético de soja convencional, que são realmente materiais promissores para lançamento”, explicou a diretora.

Ainda de acordo com Maria José, a previsão é que sejam instaladas Unidades Demonstrativas para validar os materiais desenvolvidos pela Agência Goiana de Inovação Rural. “Na safra 2017/2018, a Caramuru conduzirá um ensaio de valor de cultivo em uso de novas linhagens de soja convencional. A partir desse momento, a Emater selecionará um material para concretizar o lançamento da Unidade”, salientou a diretora de Pesquisa Agropecuária.

Um dos trabalhos dessa parceria é com a soja BRSGO 8061. A variedade apresenta dupla aptidão, sendo apropriada tanto para o consumo humano quanto para a confecção de produtos oriundos do esmagamento dos grãos.

Segundo o gerente da Caramuru Alimentos, Marcos Antônio Borges de Melo, a Emater fornecerá as sementes e a instituição “comercializará os grãos voltados para a indústria que indiretamente atuará na alimentação humana”, enfatizou Marcos Antônio.

Rede de Inovação Rural
Além das exposições sobre a área de validação e melhoramento genético, desenvolvidos pela Emater, o presidente da instituição, Pedro Arraes, apresentou a metodologia Rede de Inovação. O método, que tem como objetivo promover a emancipação produtiva e econômica do produtor rural, conquistou a atenção do diretor de Originação, Davi Eduardo Depiné e do gerente Marcos Antônio Borges de Melo, ambos representantes da Caramuru.

Para Davi Eduardo, tanto os trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa agropecuária quanto no assessoramento técnico e na extensão rural, são cruciais visto que “ hoje é de suma importância que os trabalhadores rurais tenham acesso à novas tecnologias e aperfeiçoem sua produção”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Mendes Lamas
02/10/2016 - 11:03
Excelente a pareceria entre a EMATERGO e a CARAMURU.
Parabéns a Diretoria da Emater-GO, liderada pelo Diretor Presidente - Pedro Arraes
Praba

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada