dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroecologia      
Curso de Agroecologia da Fepagro evidencia necessidade de integração
A ampliação do processo de transição agroecológica e da produção orgânica no RS depende de uma maior integração entre áreas de diferentes instituições
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Darlene Silveira, Fepagro RS
11/10/2016

A ampliação do processo de transição agroecológica e da produção orgânica no Rio Grande do Sul depende de uma maior integração entre áreas de diferentes instituições. Essa é a conclusão de participantes do Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica, que encerrou suas atividades no sábado (8), com uma maior aproximação entre profissionais das diferentes áreas de atuação, como pesquisa, ensino, extensão e fomento. Promovida pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com o Departamento de Horticultura da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Emater/RS-Ascar e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a capacitação teve início em junho.

O curso é uma das ações previstas no projeto “Constituição do Núcleo de Agroecologia e Agrobiodiversidade da Fepagro: geração de conhecimentos para sistemas orgânicos de produção”, aprovado pelo CNPq e coordenado pela pesquisadora da Fundação, Andréia Rotta de Oliveira.

Segundo Andréia, o público foi formado por 67 profissionais entre técnicos da extensão rural, alunos de graduação e pós-graduação, produtores e profissionais das ciências agrárias. Durante cinco módulos, eles debateram os temas “Sistemas de Produção Orgânica e Agrobiodiversidade”; “Manejo Agroecológico do Solo”; “Controle Biológico” e “Certificação e Comercialização de Alimentos Orgânicos”.

“No último módulo, os alunos participaram de oficinas no Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam), coordenado pela Emater, e visitaram propriedades de produção de citros em sistemas agroflorestais no município, além da Ecocitros, que é uma cooperativa de citricultores referência em agricultura orgânica e familiar”, contou a pesquisadora.

Estiveram presentes ao encerramento do curso o diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira; o diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Pedro Selbac; o chefe do Departamento de Horticultura e Silvicultura, Paulo Vitor de Souza; o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul, Roberto Schroder; e o coordenador da Comissão da Produção Orgânica no Rio Grande do Sul (CPOrg/RS), José Cleber Dias de Souza.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada