dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Genética e Biotecnologia      
Melhoramento genético em propriedades leiteiras do Acre
Rentabilidade da produção de leite pode ser potencializada pela adoção de tecnologias básicas de manejo, nutrição e sanidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
José Marques Carneiro Junior, pesquisador da Embrapa Acre
11/10/2016

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Jose_Marques_Carneiro_Junior_out16__ARTIGOS_201610119380.jpg

A pecuária leiteira é uma atividade de grande importância econômica para o estado do Acre, entretanto, ainda apresenta sérias dificuldades para seu desenvolvimento. O baixo nível tecnológico da maioria das propriedades, associado à utilização de animais de baixa aptidão leiteira, resulta em uma produção média diária de 3 a 5 kg de leite por vaca nos períodos chuvosos.

A Embrapa Acre vem desenvolvendo, adaptando e testando tecnologias de custo relativamente baixo, que podem contribuir para o aumento da produção leiteira e da renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e no da sustentabilidade ambiental. Resultados recentes de pesquisa demonstram que o maior “gargalo” de produção de leite no estado está relacionado à utilização de vacas de baixa qualidade genética. O produtor acreano que deseja melhorar efetivamente a produção leiteira precisa investir em genética e na adoção de tecnologias simples e de baixo custo.

O melhoramento genético leiteiro consiste em um conjunto de técnicas utilizadas com o propósito de obter animais de maior qualidade genética para serem utilizados em sistemas de produção de leite. Duas ferramentas são comumente utilizadas: seleção e cruzamento. A seleção pode ser definida como a escolha das melhores vacas e touros a serem utilizados no processo reprodutivo. O cruzamento consiste no acasalamento de indivíduos de raças distintas com o propósito de utilizar o efeito de heterose, comumente conhecido como “choque de sangue”, e a complementariedade entre raças. A heterose representa a superioridade média dos filhos em relação à média dos pais e será maior quanto maior for a diferença genética entre as raças utilizadas.

A inseminação artificial representa a maneira mais simples e eficaz de realizar o melhoramento genético na propriedade. Por meio desta tecnologia pode-se ter acesso a animais de alto mérito genético, utilizando sêmen de touros testados e aprovados para a produção de leite. As raças comumente utilizadas nos cruzamentos podem ser divididas em dois grupos principais: Raças Europeias, como Holandesa, Jersey e Pardo Suíça, e Raças Indianas ou zebuínas, como Gir e Guzerá. As raças européias foram selecionadas em países de clima frio e são caracterizadas pela alta produção, enquanto as zebuínas são raças rústicas provenientes de regiões de clima quente e, apesar de apresentar menor produção de leite, são mais resistentes a carrapatos e verminoses.

A utilização da vaca holandesa pura não é recomendada para regiões de clima quente, como é o caso do Acre. Apesar de ser uma raça de alta produção de leite, apresenta grande desconforto térmico em regiões de clima quente, com conseqüente redução na produção de leite e alta incidência de carrapatos e verminoses. No Brasil, a raça holandesa só é recomendada para a região Sul e parte do Sudeste, ainda assim, associada à sistemas intensivos de produção. Na região Norte, devido as altas temperaturas, implica alto custo de manutenção.

A utilização de vacas meio sangue, provenientes do cruzamento de vacas puras Gir com touro Holandês, por meio da inseminação artificial, é uma estratégia interessante para regiões de clima quente. As crias originárias desses cruzamentos apresentam boa adaptação ao clima tropical e resistência a carrapatos e verminoses, além da excelente capacidade de produção leiteira a pasto. Entretanto, a maior dificuldade prática é a reposição de fêmeas no plantel, pois o produtor necessitaria manter vacas puras Gir em seu rebanho ou realizar a aquisição constante de vacas “meio sangue” de outras propriedades. A dificuldade operacional deste processo está relacionada à escassez de propriedades que forneçam ao mercado novilhas de reposição.

Uma solução simples e de fácil implantação pelo pequeno produtor é o cruzamento alternado. Neste esquema de cruzamento alterna-se a utilização de duas raças distintas no rebanho: uma de origem européia e outra zebuína. Nas vacas de maior grau de sangue holandês o produtor utiliza sêmen de touro Gir e nas vacas de maior grau de sangue zebuíno, sêmen de touro Holandês. Na geração seguinte, alterna-se a raça do touro utilizada. Desta forma, o produtor mantém em sua propriedade vacas mestiças de boa produção e adaptadas às condições climáticas. Este esquema de cruzamento é facilitado com a utilização da inseminação artificial, sendo indicado para pequenos produtores que desejam produzir leite a pasto e recriar os machos para corte.

A utilização de animais de maior mérito genético pressupõe o fornecimento de condições mínimas de infraestrutura e manejo para expressão do potencial genético dos animais. A rentabilidade da produção de leite pode ser potencializada pela adoção de tecnologias básicas de manejo, nutrição e sanidade como o consórcio do amendoim forrageiro com a pastagem, suplementação com silagem ou com mistura de cana e ureia no período de seca, adoção do pastejo rotacionado, realização do controle zootécnico e financeiro na propriedade e da ordenha higiênica do leite.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fábio Mendes de Ávila
17/10/2016 - 17:17
Acredito na pecuária leiteira no Acre mas de uma maneira diferente. Acho que teria que estratificar o sistema, ou seja,pessoal especializada em produzir genética e outro grupo especializado em produzir leite. Não acredito que pequenos produtores possam produzir genética de qualidade e leite ao mesmo tempo. Para isso contudo seria necessário a ajuda de órgãos públicos para selecionar e acompanhar esses produtores de leite, principalmente no que se refere à nutrição e sanidade.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Genética
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada