dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Fruticultura      
Agricultor desafia o clima em Montes Claros e se destaca na produção de morangos
Cultivo é feito em canteiros irrigados por gotejamento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater-MG
17/10/2016

As altas temperaturas do Norte de Minas não têm sido empecilho para o agricultor Simael Ferreira cultivar morangos em Montes Claros. A irrigação localizada com gotejamento foi a solução para a expansão e o sucesso de um trabalho que começou há dois anos.

Morador da comunidade de Planalto Rural, o agricultor cultiva 11 mil pés de morangos e consegue produzir semanalmente 400 quilos do produto. Ele conta que não acreditava que o negócio chegaria a essa proporção, já que o clima da região não favorece.

"Eu comecei a trabalhar com 50 pés de morango e, como a nossa região já enfrentava um período seco, fiquei com medo de ter investido em algo que não daria retorno. Mas, graças a Deus deu tudo certo, e a tendência agora é só crescer", conta.

Atualmente, o agricultor fornece morangos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também vende na Ceanorte, nos mercados municipais de Montes Claros e de Bocaiuva, além de abastecer supermercados na cidade e em municípios vizinhos.

"É muito gratificante saber como meu trabalho é valorizado na região hoje. O próximo passo agora é conseguir mais parceiros para aumentarmos a produção de morangos e, assim, fornecermos a mais municípios”, comenta.

As primeiras mudas que o agricultor comprou vieram de Datas, que fica a 250 quilômetros de Montes Claros. Recentemente, ele preparou outra área na sua propriedade para plantar mais mudas, que, desta vez, vieram da Patagônia (região geográfica que abrange o Sul da Argentina e Chile).

"Eu escolhi trabalhar com essas mudas da Patagônia por ser uma região que também tem um clima muito seco. Acredito que até novembro os frutos comecem a aparecer", explica o agricultor.

Para manter a terra umedecida e controlar as ervas daninhas, Simael reveste os canteiros com plástico, que também ajuda a manter uma temperatura estável. A água utilizada para irrigar vem de um poço tubular da sua propriedade. A irrigação é a localizada, com gotejamento. Outro fator importante, é que a comunidade onde mora possui um microclima um pouco mais ameno que o restante da região.

Antes de investir na atividade, o produtor Simael já trabalhava com outras culturas, como chuchu, tomate, berinjela, hortaliças, repolho, mamão e abobrinha. "Desde criança trabalho com agricultura, a paixão pelo campo veio dos meus pais, que também eram agricultores. Quando comecei a trabalhar com morango fiquei mais conhecido na região, porque além de eu ser pioneiro na atividade, o meu diferencial é que eu produzo fruto orgânico", disse.

O técnico da Emater-MG, José Carlos Dias, foi o responsável por acompanhar o trabalho de Simael, ensinando as boas práticas de cultivo. Segundo ele, o agricultor é um grande exemplo na comunidade e acredita que o seu negócio tende a crescer muito mais.

"Simael tem uma visão de empreendedorismo muito ampla. Sempre está buscando novidades que o ajudam a crescer na atividade. Hoje ele tem três parceiros, mas a área que cultivam ainda não é suficiente para atender toda a demanda. As expectativas são de que no próximo ano possamos aumentar este negócio e fornecer a mais municípios com a mesma qualidade", afirma.

Para o agricultor, a assistência da Emater-MG foi imprescindível para o sucesso do seu negócio. "Tenho muito a agradecer pelo trabalho da Emater, em especial ao técnico que me acompanhou e me ajuda a manter a qualidade dos meus produtos sem o uso de agrotóxicos", diz Simael.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada