dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sistemas Agroflorestais    
Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais começa nesta segunda-feira em Cuiabá
Entre os palestrantes e conferencistas estão pesquisadores, professores universitários, produtores e profissionais com grande experiência em sistemas agroflorestais do Brasil e também do exterior
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
24/10/2016

A abertura do X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) será nesta segunda-feira, dia 24, às 19h na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Durante quatro dias o evento reunirá pesquisadores, comunidade acadêmica, produtores rurais e profissionais que trabalham com agroflorestas em todo o país para trocar experiências, discutir as novidades na pesquisa e debater os desafios para o sistema produtivo.

Além da solenidade de abertura, o primeiro dia do congresso terá uma conferência magna conduzida pelo presidente da Sociedade Brasileira de SAF (SBSAF) Ivan Crespo. Ele fará uma abordagem geral sobre a temática agroflorestal no Brasil.

A noite de abertura terá ainda a entrega do prêmio Jean Clement Laurent Dubois, homenageando pessoas cujo trabalho tenha trazido relevante contribuição para o desenvolvimento dos sistemas agroflorestais.

Instituído pela primeira vez nesta edição do congresso, o nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao engenheiro de florestas e água belga, que na década de 1970 mudou-se para o Brasil onde dedicou sua carreira ao estudo das florestas e dos sistemas agroflorestais. Jean Dubois, ou João do Bosque como se autodenominava, foi fundador da Rede Brasileira de Sistemas Agroflorestais (Rebraf) e um dos autores do Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica.

Em 2013, no IX Congresso Brasileiro de SAFs, recebeu o título de sócio honorário da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) pela contribuição dada às agroflorestas brasileiras.

Programação
A partir da manhã de terça-feira, o CBSAF terá três conferências, oito mesas redondas, cinco palestras técnicas, nove minicursos, quatro sessões de apresentação de pôster, sessões de apresentação oral de trabalhos e espaços para troca de experiências. Também serão oferecidas aos participantes duas visitas técnicas a fazendas que adotam diferentes modalidades de SAF. As visitas serão na sexta-feira.

A programação está distribuída em três grandes eixos temáticos. Na terça feira a aprendizagem em SAF será o mote discutido. Na quarta-feira os desafios para os sistemas estarão na pauta e na quinta-feira, último dia de programação teórica, serão abordadas as perspectivas para as agroflorestas.

Entre os palestrantes e conferencistas estão pesquisadores, professores universitários, produtores e profissionais com grande experiência em sistemas agroflorestais do Brasil e também do exterior.

Mais informações sobre a programação e sobre os palestrantes podem ser encontradas no site www.cbsaf.com.br.

Inscrições
As inscrições antecipadas para o CBSAF já estão encerradas. Porém, interessados em participar poderão se inscrever na secretaria do evento, na segunda-feira, a partir das 14h.

No mesmo horário terá início o credenciamento dos participantes já inscritos e a entrega do kit contendo os materiais do evento.
Realização

O Congresso Brasileiro de Sistema Agroflorestais é promovido pela Sociedade Brasileira da SAF e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo de Mato Grosso por meio SEAF e Sema, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Ouro Verde, Grupo Semente e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entenda o que são SAFs

Os sistemas agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas, recuperar áreas degradadas e também servem como fonte de renda para agricultores.

A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade e o equilíbrio biológico do sistema reduz o ataque de pragas e a incidência de doenças. A utilização de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais.

Num sistema agroflorestal são estabelecidos consórcios entre espécies arbóreas de importância econômica, frutíferas, hortaliças, entre outras. Também podem ser introduzidas espécies de leguminosas para uso como adubo verde e para formação de matéria orgânica no solo. Em alguns casos, animais também fazem parte do sistema, como a criação de galinhas soltas, a produção de mel e na integração lavoura-pecuária-floresta com bovinos, caprinos ou ovinos.

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os benefícios dos sistemas agroflorestais despertam o interesse dos agricultores, pois, como estão aliados à produção de alimentos, permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda das comunidades agrícolas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada