dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Clima  
Resultados sobre avaliação de modelos climáticos são apresentados em workshop sobre água e agricultura
Evento reuniu especialistas da área de recursos hídricos da Embrapa e de diversas instituições parceiras de todo o País
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
27/10/2016

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) participaram do IV Seminário e do II Workshop da Rede AgroHidro, em Brasília, de 17 a 21 de outubro. O evento reuniu especialistas da área de recursos hídricos da Embrapa e de diversas instituições parceiras de todo o País.

No Seminário, cujo tema foi "Água e Agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra", foram apresentados resultados de pesquisa da Rede e palestras relacionadas à interface Recursos Hídricos & Agricultura. O II Workshop interno da Rede, foi restrito a membros do projeto e convidados, e foram discutidos os resultados obtidos e projetosos futuros.

O objetivo principal da rede AgroHidro é "contribuir para a interação entre profissionais e instituições nacionais e estrangeiras na busca de soluções voltadas à sustentabilidade nas relações entre os recursos hídricos e as cadeias produtivas agropecuárias e florestais e à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da população em geral, promovendo o avanço do conhecimento e das tecnologias para o uso eficiente da água".

Foram apresentados trabalhos sobre avaliação do modelo climático regionalizado do modelo EtaHadGEM2-ES para as bacias dos rios Paracatu, São Marcos, Jaguaribe e Alto Rio Paraguai-Pantanal. Os trabalhos são de autoria dos pesquisadores Alfredo Luiz e Aline Maia em parceria com os pesquisadores Carlos Padovani e Balbina Soriano da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e Rubens Gondim, da Embrapa Agroindústria Tropical (Forteleza, CE), com a participação do bolsista Arthur Marques, estudante do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Projeções de variáveis climáticas, em geral, apresentam vieses importantes que requerem uma avaliação criteriosa numa etapa de pré-processamento, anterior ao seu uso em estudos de avaliação de impacto de mudanças climáticas. Nesse contexto, os ‘vieses' correspondem a desvios entre projeções retrospectivas da variável de interesse e respectivos valores da base de dados CRU, obtidos por interpolação de dados observados.

De acordo com os pesquisadores, "o conhecimento do padrão espacial dos vieses permite avaliar a destreza do modelo na bacia de interesse, investigar fatores explicativos dos padrões e contribuir para escolha de métodos de correção nas situações onde esse procedimento seria recomendável".

Os pesquisadores concluem que, de um modo geral, para as bacias estudadas, quando são consideradas as médias mensais na sub-região, ignorando assim a distribuição espacial, o modelo EtaHadGEM2-ES reproduz adequadamente o ciclo anual da chuva. No entanto, em relação aos padrões espaciais e inter-anuais, as projeções do modelo apresentam, em geral, baixa consistência com os dados observados. Assim, recomenda-se que o uso desse modelo é adequado para aplicações que usem a informação sobre o padrão sazonal das chuvas. Para outras aplicações onde a distribuição espacial e temporal da chuva é fundamental, as projeções dos modelos ainda apresentam muitas limitações.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada