dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Fruticultura  
Fruticultura tem queda de produção devido ao tempo seco em Mato Grosso
Segundo especialista, o clima influenciou diretamente no surgimento de pragas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Climatempo
14/11/2016

O longo período com baixo nível de pluviosidade na região de Mato Grosso atingiu diretamente as lavouras de frutas. “A perda está totalmente ligada ao período seco que resultou no surgimento de pragas, como os ácaros”, explica Carlos Távora Araújo, coordenador do departamento técnico da Coopernova.

De acordo com Araújo, a principal cultura afetada foi a do maracujá, mas outras lavouras como acerola, abacaxi e caju também foram prejudicadas. “Nós tivemos uma perda em média de 40% na produção”, conta. Entre as cidades mais atingidas estão Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Carlinda.

Uma maneira de se prevenir contra o aparecimento das pragas é fazer um controle químico através de pulverizações com acaricidas (inseticidas especiais) e óleo mineral. “Para minimizar um pouco o prejuízo, os agricultores devem ter esse cuidado. Além disso, devido à crise, tivemos que subir o preço do produto”, conta Carlos.

Mesmo com a atual situação, o coordenador técnico afirma que as projeções para o futuro são boas, devido ao período pluviométrico que está se desenhando e também com a entrada de mais produtores no cultivo. “Vamos ter um crescimento de quase 300% na área plantada”, finaliza.

“Nos próximos dias há previsão de chuva para as áreas produtoras de fruta do Mato Grosso”, informa o agrometeorologista da Climatempo, Marco Antonio Santos. “A segunda quinzena de novembro começa com chuva mais concentrada sobre a região centro-norte do Brasil, o que favorece a diminuição da incidência de pragas nas árvores frutíferas e consolida o regime de chuvas na região”, completa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada