dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Solo      
RBMCSA reúne especialistas das diferentes áreas de conservação do solo e água em Foz do Iguaçu
Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água acontece de 20 a 24 de novembro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IAPAR
18/11/2016

A conservação dos solo e da água são vitais para a humanidade. Para lembrar a importância desses recursos naturais, a XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, trará especialistas renomados das diferentes áreas de conservação de solo para debater os sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros. Consolidada como um dos eventos mais importantes da área, a XX RBMCSA acontecerá de 20 a 24 de novembro no Centro de Eventos do Golden Park, em Foz do Iguaçu (PR).

Realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) com apoio do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), o evento traz o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”, com o objetivo é suscitar discussões acerca da conservação do solo e da água, além de contribuir com soluções sobre o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas.

A organização da XX RBMCSA destaca a importância que o evento terá para a construção do conhecimento e popularização da preservação dos solos e da água no Brasil. O evento contribuirá, por meio do conhecimento científico e tecnológico, na formulação de políticas públicas para o combate a degradação dos solos. A falta de práticas conservacionistas compromete os serviços ambientais, os sistemas produtivos e a conservação da biodiversidade dessas áreas.

Serão quatro dias de intensos debates, com palestras em sessão plenária única e painéis de discussão técnica, o que irá proporcionar aos congressistas a discussão e a apropriação de extenso conteúdo técnico. No primeiro dia de evento, no domingo (20/11), a palestra de abertura terá como tema: “É possível conciliar a conservação do solo e da água com o agronegócio”? No segundo dia do evento será abordada “A dificuldade de controle da erosão em solos agrícolas em pleno século XXI”.

Entre os palestrantes mais esperados está o pesquisador RattanLal, da The Ohio State University. Ele será palestrante no terceiro dia do evento com o tema: “A pressão econômica sobre o uso e ocupação do solo: consequências ambientais e sociais”. Diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (Carbon Managament and Sequestration Center), Rattan Lal toma posse como presidente eleito da International Union of Soil Science no dia primeiro de janeiro de 2017.

E para fechar as conferências, no terceiro dia de evento, será abordado o tema “Governança do solo no Brasil”. Ainda neste dia pela manhã será apresentado o Projeto Pronasolo e o Modelo de Governança do Programa Cultivando Água Boa.

Vale destacar que os debates sobre a governança e a gestão dos recursos naturais, são imprescindíveis para promover a integração entre produção agrícola e conservação do solo e da água, e para levar o agronegócio brasileiro ao status de produtivo e sustentável. Portanto, a importância do solo vai além da produção de alimentos, fibras e energia, sendo necessário considerar o seu papel na prestação de serviços ambientais e na sustentação da biodiversidade.

Visitas e minicursos
A programação do evento mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo. Os trabalhos científicos serão apresentados na forma oral ou de pôsteres, com resultados de pesquisa atuais e inovadores de todas as subcomissões científicas ligadas ao manejo e conservação do solo.

Estão programados, para os quatro dias de evento, a realização de 4 conferências, 3 mesas redondas, 10 sessões técnicas, 3 minicursos e 2 visitas técnicas. Para participar dos minicursos e das visitas é necessário estar inscrito no evento (no site www.rbmcsa2016.com.br). No dia 24 de novembro, estão programadas visitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu e às ações do Programa Cultivando Água Boa, no município de Santa Terezinha.

Também estão agendados os minicursos: Perfil Cultural e Avaliação Visual da Estrutura do Solo (VESS), Potencialidades do uso de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) no monitoramento da erosão hídrica e da cobertura vegetal e por último o Uso de práticas mecânicas para o controle da erosão em áreas de produção e em estradas não pavimentadas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada