dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Pecuária    
Emater/RS-Ascar evidencia experiências na produção e transformação do leite durante Avisulat
Evento acontece até esta quinta, 24, em Porto Alegre
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adriane Bertoglio Rodrigues, Emater/RS-Ascar
24/11/2016

Com o leite em foco, a Emater/RS-Ascar participa do 5º Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios – Feira de Equipamentos. Serviços e Inovação (Avisulat 2016), realizado de terça a quinta-feira (22 a 24/11), na Fiergs, em Porto Alegre.

Além de um estande, onde apresenta o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestado no Estado, a Instituição está presente no Congresso, com palestra sobre o Sistema de Inspeção Municipal – Ações e Preocupações da Emater, pela engenheira de Alimentos, Bruna Bresolin Roldan, dada nesta quarta-feira (23/11), e no espaço destinado ao relato de experiências de sucesso com o leite na pequena propriedade rural, que acontece nesta quinta-feira (24/11), durante o 3º Fórum Estadual do Leite, paralelo ao Congresso.

Essas experiências bem sucedidas vêm dos municípios de Palmitinho e Fazenda Vila Nova, onde há produtores referência na produção e transformação do leite. De Palmitinho, o produtor Claudemar Bastos Fagundes, que mora na Linha Sete de Setembro, vem acompanhado do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Luan Jaques da Costa. Já de Fazenda Vila Nova, o técnico em agropecuária e coordenador do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa), Maicon Berwanger, acompanha o casal de produtores de leite, Elia Schosller e Elio Post, que vivem na localidade de Nova Westfália.

“Quando tratamos de uma cadeia produtiva fundamental para o desenvolvimento do Estado é importante destacar que o Rio Grande do Sul é o segundo estado maior produtor de leite do país, com uma produção de 4,6 bilhões de litros por ano”, ressalta o zootecnista e assistente técnico estadual em Bovinos de Leite da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, ao citar que os 84 mil produtores de leite do RS vinculados à indústria possuem um rebanho de 1 milhão e 400 mil vacas.

Segundo o diretor técnico da Instituição, Lino Moura, “por trás desses números há o trabalho de Aters prestado pela Emater/RS-Ascar no RS há mais de 61 anos, na capacitação dos produtores, na qualificação do leite, na adequação às normativas sanitárias, na organização de cooperativas e agroindústrias e no fortalecimento de toda essa importante cadeia leiteira”.

O Avisulat reúne produtores, técnicos, estudantes, empresários e representantes de entidades ligadas aos setores de aves, suínos e de leite e objetiva promover negócios, apresentar inovações e ampliar o debate sobre as demandas desses setores.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada