dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Inpa apresenta produtos com biotecnologias sustentáveis no I Workshop Proamazônia
Instituto tem muito a contribuir com os diversos produtos a oferecer, a exemplo do purificador de água
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Inpa
30/11/2016

Purificador de água (Água Box), casa ecológica construída a partir de bambu, chapas de buriti e inajá para forros e divisórias e tijolo vegetal para construção civil e que dispensa o uso do cimento. Essas são algumas biotecnologias que serão apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) no I Workshop Proamazônia. Promovido pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) do Exército Brasileiro e por parceiros, o evento será realizado nesta quinta-feira (1º), no Centro de Convenções Vasco Vasques, anexo à Arena da Amazônia, zona Centro-Sul de Manaus.

Com o tema “Em busca de novas matrizes econômicas”, o Workshop colocará em debate sete áreas temáticas - energia, comunicações, água potável, construção, alimentos, saúde e transporte. O objetivo é levantar dados preliminares relativos às possibilidades econômicas da região amazônica para colaborar com a diversificação da economia do Estado que, atualmente, é centralizada no Polo Industrial de Manaus. Participarão das atividades pesquisadores de diversas instituições, empresas da iniciativa privada brasileira e estrangeira e governamentais.

“É importante o Inpa estar presente neste evento e apresentar seus produtos para as diversas empresas da iniciativa privada, que poderão capitanear estas ideias e tirar das bancadas dos laboratórios e transformá-las em produtos para serem utilizadas pela sociedade”, diz a nova diretora substituta e coordenadora de Ações Estratégicas do Inpa, a pesquisadora Hillandia Brandão.

De acordo com a coordenadora, o Inpa participará do Workshop como âncora nos temas: água potável e construções. “O Inpa também participará nas áreas de alimentos, saúde e transporte”, diz Brandão. “O Instituto possui também vários especialistas em madeiras e o conhecimento tecnológico que detém na área pode ser utilizado para a construção de embarcações”, completa.

Para a diretora substituta, o Inpa, como instituição âncora, tem muito a contribuir com os diversos produtos a oferecer, a exemplo do purificador de água - Água Box ou Ecolágua (nome comercial após transferência de tecnologia para a empresa QLuz Ecoenergia), que o Exército já manifestou interesse em utilizar a tecnologia (criada pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter) nas áreas de fronteiras. “Temos também diversos produtos na área de alimentação, como pescado e frutos”, destaca.

Na área da construção, o Inpa realizou uma série de pesquisas com diferentes materiais adequados ao clima amazônico e que ainda não receberam atenção da indústria para a sua massificação. Os tijolos vegetais são exemplos de biotecnologias que não agridem a natureza por não utilizar argila em sua composição. No lugar da argila são usados restos de casca de coco, de castanha-do-Brasil e de caroço de tucumã. O tijolo vegetal dispensa o uso de cimento, pois tem um encaixe que une as peças.

A Casa Ecológica (CasaEco) é outro exemplo de construção sustentável desenvolvida no Inpa. A casa possui uma área mínima de 42 m2, dotada de captação e utilização de águas pluviais e estação de tratamento ecológico de esgoto. Para a construção são utilizados materiais normalmente empregados na construção civil, além do bambu como componente de paineis de paredes (preenchidos com barro-bambu).

Já o purificador de água é capaz de desinfectar águas contaminadas por germes de rios, lagos e igarapés, através da radiação ultravioleta tipo C, evitando as doenças ocasionadas pela ingestão de águas sujas, como diarreia e Hepatite A. O aparelho pesa 13 quilos e é capaz de purificar até 400 litros de água por hora, utilizando energia solar e bateria. A vida útil da lâmpada ultravioleta é de 10 mil horas, o equivalente a três anos de duração. Cada aparelho tem condições de atender até 300 pessoas com água potável.

Workshop
De acordo com os organizadores do Workshop, a complementação da matriz poderia carrear uma grande quantidade de inovações, não somente em proveito dos habitantes da região, mas também, visando o mercado global, a partir de produtos e serviços de alto valor agregado.

Em março deste ano, o Governo do Estado apresentou a nova matriz econômica sustentável que contempla a interiorização das ações do governo e a utilização de recursos naturais e da biodiversidade amazônica para a geração de emprego e renda.

O I Workshop Proamazônia possibilitará às empresas do Polo Industrial de Manaus estarem lado a lado com as indústrias de Defesa do Brasil e do exterior com vistas a apresentarem soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O evento será realizado, simultaneamente, com o Seminário Internacional de Operações na Selva (Siopselva 2016), que acontecerá a partir desta quarta-feira (30) até a próxima sexta-feira (2 de dezembro), no Centro de Convenções Vasco Vasques. O Siopselva reunirá os maiores especialistas brasileiros e estrangeiros em operações militares na selva que debaterão novas ideias e soluções e compartilharão experiências.

Proamazônia
O Programa Proamazônia foi delineado em maio de 2015 e está baseado no alinhamento da Estratégia Nacional de Defesa com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no tocante à interseção de áreas científicas sensíveis ao desenvolvimento e à Soberania Nacional. O Proamazônia visa capacitar recursos humanos e ampliar os meios que permitam a expansão das pesquisas científicas e tecnológicas na Amazônia. Também visa prover para futuras gerações meios que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada