dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Entidades  
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira assume a diretoria do CTBE
CTBE é um dos quatro laboratórios, abertos à comunidade científica e empresarial, que integra o Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM)
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Viviane Celente, Bioetanol
01/12/2016

“Trabalhar para desenvolver pesquisas e tecnologias práticas e de alta qualidade”, essa é a expectativa do novo diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, empossado em 10 de novembro no auditório do Laboratório, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP.

Gonçalo acredita que o CTBE tem grande possibilidade de liderar o setor de pesquisas do bioetanol. “O CTBE tem os instrumentos necessários para converter a ciência brasileira em desenvolvimento tecnológico”, afirmou. Segundo o novo diretor, a bioenergia é o futuro. “Minha grande meta é transformar o CTBE em referência mundial em bioenergia”, completou.

O CTBE é um dos quatro laboratórios, abertos à comunidade científica e empresarial, que integra o Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM).

A cerimônia de posse do novo diretor contou com a presença do diretor pro tempore do CNPEM, Rogério Cézar de Cerqueira Leite; do diretor do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), Antônio José Roque da Silva; do diretor do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Kleber Franchini; e da diretora administrativa, Cleonice Ywamoto.

Perfil
O novo diretor do CTBE é professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp), desde 2009, coordenador do Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp, desde 1997. Gonçalo também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), expert da Comunidade Europeia para BioEconomia e Conselheiro do Fórum Econômico Mundial para Biotecnologia. Foi um dos sócios-fundadores e o diretor científico da GranBio, empresa que inaugurou a primeira usina comercial de etanol de segunda geração no Brasil. Possui 28 patentes, sendo 4 internacionais, e 126 artigos publicados em periódicos internacionais de alto impacto. Foi agraciado com diversos prêmios, com o Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, Diploma de Reconhecimento pela Contribuição Efetiva para o Desenvolvimento da Agricultura Baiana/Governo do Estado da Bahia, três Prêmios Inventores INOVA/Unicamp (Tecnologia Licenciada), Prêmio Santander Ciência e Inovação e Patente 1000 da Unicamp.

CTBE
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, em especial do etanol de cana-de-açúcar. O Laboratório possui um ambiente singular no País para o escalonamento de tecnologias, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo, no qual se destaca a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP).

CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada