dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Leite      
Diagnóstico de qualidade do leite é desafio para produtores brasileiros
Material produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae destaca cuidados necessários na produção e as recentes mudanças nos parâmetros sanitários
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fabiana Henrique, Sebrae SC
07/12/2016

A indústria láctea brasileira ainda enfrenta alguns problemas sérios no que diz respeito à qualidade do leite recebido dos produtores. O mercado informal de escoagem da produção leiteira no país ainda é considerável, dificultando o controle de qualidade e procedência. Além disso, a saúde de alguns rebanhos leiteiros em determinadas regiões do país ainda não condiz com o mínimo básico exigido para uma produção de qualidade e livre de problemas. Para conscientizar todos os elos da cadeia do leite no país, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae apresenta em recente relatório dicas para auxiliar no diagnóstico da qualidade do leite e as mudanças nas diretrizes e os patamares exigidos para a verificação do produto.

O consumidor final de leite no país geralmente não atenta para a importância da qualidade do leite na alimentação, o que se deve pelo desconhecimento de que o produto requer cuidados específicos (suas características biológicas, físicas e químicas são facilmente modificadas por microrganismos e manipulação inadequada) e pela negligência em relação custo versus qualidade. Como qualquer produto alimentício, a busca pela qualidade do leite e dos seus derivados é regulada por órgãos oficiais voltados à segurança alimentar. Dentro desses órgãos são elaboradas diretrizes de orientação voltados para todo o setor, como o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL), que tem como objetivos: aumentar o rendimento e eficiência da indústria láctea a partir do fornecimento; estimular a constante melhora da qualidade do leite, agregar valor aos produtos lácteos e fornecer ao consumidor final um produto de maior credibilidade.

Estabelecida em 2002, a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) é uma estrutura que serve para monitorar os requisitos mínimos da qualidade do leite cru. Algumas normas foram estabelecidas e diretrizes de qualidade foram criadas com o intuito de assegurar uma alta qualidade no leite e de fiscalizar a procedência. É esta rede a responsável por análises específicas como Contagem de Células Somáticas (CCS), contagem global de microrganismos, pesquisa de resíduos de antibióticos e a verificação dos teores de proteína, gordura, lactose e sólidos totais no leite. Outro referencial de suma importância para atestar a qualidade do produto é a CBT (Contagem Bacteriana Total).

Mudanças legais - Em maio de 2016, foi publicada uma Instrução Normativa (IN) que determinou que produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão mais dois anos (até 2018) para se adequar às novas diretrizes de limites para Contagem das Células Somáticas (CCS) - 400 mil UFC/ml - e da Contagem Bacteriana Total (CBT) - 100 mil cls/ml. A mudança estava marcada para valer a partir de 2016, mas como muitos produtores não estavam conseguindo cumprir os limites definidos no PNQL, foi dado um prazo maior para adequação.

Aos produtores que buscam aperfeiçoar o diagnóstico de qualidade do leite, o SIS-Sebrae recomenda:

· Conheça alguns programas e projetos que podem beneficiar o setor e até mesmo o seu próprio negócio, como PAS Leite, o Programa Produção de Leite de Qualidade e o Projeto de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro;

· Busque capacitação para aprender as técnicas oferecidas pela Embrapa para melhorar a sua produção de leite e evitar doenças. O Centro de Produções Técnicas (CPT) disponibiliza este tipo de curso, confira;

· Realize o cadastro na Embrapa Gado de Leite no projeto GisLeite, para que o produtor utilize o software e obtenha mais informações sobre produção de leite.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada