dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Controle Biológico      
Embrapa oferece curso sobre multiplicação de agentes de biocontrole
Tática de controle é um componente indispensável em programas de manejo sustentável e integrado de pragas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
07/12/2016

A multiplicação de agentes de biocontrole é fundamental para a produção comercial de biopesticidas. Como é um tema obrigatório para todos que desenvolvem produtos à base de agentes de biocontrole, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) promovem curso para apresentar e discutir as técnicas disponíveis para multiplicação de agentes de biocontrole, para estudantes de pós-graduação e profissionais da área de biocontrole, em 9 de dezembro de 2016, em Jaguariúna, SP, no auditório da Embrapa Meio Ambiente.

Conforme Gabriel Mascarin, doutor em Entomologia e analista A da Embrapa Arroz e Feijão e um dos coordenadores do curso, o controle biológico passa por um momento único de grande repercussão e expansão no mercado mundial de pesticidas, com uma taxa anual de crescimento de 15% e uma estimativa de vendas projetada para 4 bilhões de dólares no mercado fitossanitário de 2017.

Esta tática de controle é um componente indispensável em programas de manejo sustentável e integrado de pragas, tais como artrópodes (insetos e aracnídeos), plantas daninhas, nematoides fitoparasitos e fitopatógenos. Além disso, alguns desses agentes biológicos podem atuar como promotores de crescimento de plantas e, consequentemente, reduzir a utilização de adubos químicos sintéticos, explica Mascarin.

Neste contexto, empresas nacionais e multinacionais vêm investimento incessantemente em métodos de multiplicação e formulação destes agentes de biocontrole para atender a um mercado crescente. Entretanto, as tecnologias geradas dentro das empresas são, na sua grande maioria, protegidas por patentes ou sigilosas e, portanto, nem sempre estão disponíveis à comunidade científica. De acordo com um dos coordenadores do curso, Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, são limitados os estudos sobre o tema nas instituições públicas de pesquisa. E sugere que os órgãos de fomento à pesquisa criem programas específicos para estimular o desenvolvimento da área.

"Irei focar nos principais métodos de multiplicação in vivo e in vitro de agentes de biocontrole de origem microbiana, com especial ênfase dada aos fungos, bactérias e vírus, apresentando suas vantagens e desvantagens. Além disso, aspectos de formulação e estabilização de propágulos destes agentes microbianos serão abordados sucintamente, tendo por objetivo ilustrar processos de downstream em escala industrial de um biopesticida comercial", diz Mascarin.

"Os métodos de multiplicação, formulação e estabilização a ser escolhidos dependerão diretamente da natureza do agente de biocontrole, do tipo de propágulo que se deseja produzir e do alvo que se pretende controlar. Não menos importante, os custos envolvendo mão-de-obra, espaço físico, tempo, energia e equipamentos, apenas para citar alguns, também influenciam na escolha da estratégia a ser adotada para multiplicação destes agentes microbianos benéficos", enfatiza o pesquisador.

Durante o curso, exemplos práticos de produção e formulação de agentes microbianos serão apresentados e discutidos com os participantes. Portanto, pretende-se proporcionar uma visão geral e atualizada dos métodos de multiplicação e formulação de alguns dos principais agentes microbianos de biocontrole.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada