dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/05/2017            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
Bayer lança serviço para monitoramento e controle do percevejo marrom
Sojicultores do PR e MS aprenderão ainda a fazer a aplicação correta
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
S2Publicom
12/12/2016

Com objetivo de diminuir os prejuízos causados pelos percevejos no campo, a Bayer está oferecendo o Patrulha Percevejo, um serviço de monitoramento de percevejos nas lavouras de soja e milho.

O serviço está disponível para clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul participantes do Programa de Pontos da empresa. Até o momento, mais de 70 mil hectares de soja foram monitorados.

Hoje o percevejo marrom é uma das pragas mais agressivas da cultura da soja no Brasil. De acordo com a Embrapa, a soja é atacada por várias pragas que podem acometer a produtividade, porém, os percevejos são os que têm apresentado maior preocupação quanto aos danos causados e a dificuldade de controle, pois atacam diretamente a vagem e o grão, causando perdas de produtividade e qualidade.

De acordo com o Tiago Nascimento, gerente de clientes da Bayer, o grande benefício deste monitoramento é a identificação do momento ideal para entrar com as aplicações de inseticidas nas lavouras, tendo assim um melhor aproveitamento dos produtos utilizados. “O monitoramento é a chave para o sucesso do controle desta praga. O foco do serviço é resolver este grande problema e ajudar o produtor a alavancar sua produtividade”.

Para o doutor em entomologia e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crebio Avila, essa iniciativa terá grande impacto no sistema de produção de soja. “O monitoramento é a essência do manejo integrado de pragas na lavoura, pois pode aumentar a eficiência no controle dos insetos e também pode proporcionar redução do custo de produção”.

O serviço pode ser solicitado por meio do Programa de Pontos da Bayer, “clientes com pontos acumulados, podem trocá-los pelo serviço dentro da plataforma do programa. Com isto estamos conseguindo levar ao produtor uma solução integrada composta de produtos, serviços e assistência técnica personalizada”, analisa Nascimento, que complementa dizendo que “semanalmente as lavouras serão visitadas e monitoradas. Se o técnico identificar um alto índice de infestação, o produtor é orientado a tomar as decisões mais adequadas para o manejo”.

O ciclo do percevejo
É durante a floração e no aparecimento das primeiras vagens que a população de percevejo aumenta. O período crítico para a soja é a fase de enchimento dos grãos, quando fica mais sensível e a infestação de percevejos ocorre com maior intensidade. Alimentando-se diretamente dos grãos, os percevejos são responsáveis não somente pela queda da produção, mas também da qualidade da semente, causando enormes prejuízos à lavoura, se não forem controlados a tempo.

O Manual de Pragas de Soja explica que os percevejos marrons causam basicamente três tipos de danos às culturas: enrugamento ou chochamento dos grãos, provocado pela sucção da seiva das vagens ainda verdes; retenção foliar ou “soja louca”, caracterizada pela permanência de folhas verdes nas plantas quando as vagens já estão em ponto de colheita; e o favorecimento da ação de doenças sobre os grãos e as sementes, que provocam danos antes e após a colheita.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pragas
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada