dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Criações      
Curso sobre criação de abelhas sem ferrão aborda práticas sustentáveis
Além de gerar renda, criação contribui para a conservação da biodiversidade e pode ser integrada a sistemas agroecológicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
12/12/2016

Pesquisadores da Embrapa, em parceria com a Rede de Agroecologia do Leste Paulista, realizaram curso sobre criação racional de abelhas sem ferrão (módulo 1 básico), de 6 a 7 de dezembro, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Foram cerca de 35 participantes, entre produtores rurais, profissionais de diversas áreas e estudantes.

O objetivo foi propiciar um ambiente interativo de troca de saberes e informações relacionadas com a criação das abelhas sem ferrão, além do conhecimento básico necessário para iniciar e fortalecer esta criação como fonte de renda, de integração com sistemas agrícolas e conservação da biodiversidade.

Ricardo Camargo, pesquisador da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), lotado na Embrapa Meio Ambiente, explica que "nos últimos anos, os temas abelhas, polinização e a relação desses polinizadores com a agricultura tem tido recebido destaque na mídia internacional e nacional, principalmente pelo declínio dos polinizadores e o uso intensivo de agrotóxicos".

"Nesse sentido, o conhecimento sobre as abelhas sociais nativas do Brasil - as abelhas sem ferrão (ASF), tem sido demandado por um número cada vez maior de brasileiros e despertado o interesse pela sua criação, denominada Meliponicultura".

O consultor ambiental Leopoldo Cassiani, biólogo, explica que se interessou pelo tema pois tem duas propriedades rurais em Piracaia, SP, que utilizam compensação ambiental e quer começar uma criação para aumentar a renda. “O curso é muito bom, bem técnico, com certeza vou aproveitar tudo o que aprendi”.

Para Silvana Magoni, proprietária de um sítio em Artur Nogueira, SP, que produz milho e hortifrútis, o tema sempre foi empolgante. “Faz tempo que tenho vontade de iniciar uma criação e agora que aprendi como se faz as iscas e as armadilhas, despertou ainda mais o interesse”.

Camargo enfatiza que a criação de abelhas sem ferrão, além de ser uma atividade geradora de renda com a produção de mel e de outros produtos como pólen e própolis, por depender da vegetação como principal fonte de recursos para as abelhas, contribui sobremaneira para a conservação da biodiversidade, podendo ser integrada a sistemas agroecológicos de produção visando um incremento na polinização e, consequentemente, na produtividade das culturas agrícolas.

Rogério Neves é autônomo e se dedica a remover enxames em cidades e os leva para seu sítio em Limeira, SP. “Quis aproveitar a oportunidade de saber mais e com certeza vou usar muito o que aprendi nesses dois dias”.

Os pesquisadores Cristiano Menezes, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e Katia Braga, da Embrapa Meio Ambiente, também coordenaram e ministraram o curso.

A programação foi bastante interativa, com a parte teórica sendo trabalhada simultaneamente com a prática ou seguida por esta. Assim, os participantes fizeram observações diretas no interior das colônias mantidas no Meliponário e dos procedimentos para captura e divisão de enxames, extração de mel e manejo das abelhas.

Os temas abordados foram biologia e diversidade de abelhas, instalação e povoamento de Meliponário, captura e transferência de enxames, equipamentos, utensílios, organização da atividade, multiplicação de colônias e produtos das abelhas, recursos florais e integração com sistemas produtivos e polinização.

Um outro aspecto importante, discutido e demonstrado, foi o uso dessas abelhas como ferramentas para iniciativas de educação ambiental. Para demonstrar um caso de sucesso com o tema, o curso contou com a colaboração da empreendedora Isabela Cardoso Fontoura, da Empresa KombiLab. Ela levou para o curso sua Kombi preparada para atividades de ensino de ciências para mostrar como as abelhas podem ajudar a conscientizar a população sobre a conservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. A visualização de colônias de abelhas de perto proporciona uma vivência inesquecível para as crianças e adultos, que mudam seu olhar para estes seres e para a importância de sua conservação. Esta é mais uma possibilidade de geração de renda, além de contribuir para a conscientização ambiental.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada